Fonte de inspiração para muitos acreanos de baixa renda que sonham em ingressar no ensino público superior, a jovem Thainá Araújo Barros, 18 anos, moradora do bairro Taquari, em Rio Branco, no Acre, retornou ao Instituto Federal do Acre (Ifac) para oferecer um “aulão” aos estudantes do terceiro ano, que vão fazer o Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], em novembro.
Ex-aluna do Ifac, Thainá foi convidada pelos próprios estudantes para compartilhar técnicas de redação e contar um pouco sobre a sua trajetória e experiência exitosa de ingresso no curso de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac). A partilha foi realizada no final de setembro.
“Foi muito gratificante porque esse aulão veio de um convite dos alunos do terceiro ano e a maioria dos alunos do Ifac são como eu, não têm condições de pagar um cursinho, às vezes, não têm material de estudo, então, foi muito interessante repassar esse conhecimento para eles”, destacou Thainá.
De origem humilde e moradora da periferia de Rio Branco, Thainá ficou conhecida ao compartilhar um pouco as adversidades que enfrentou para ingressar no tão sonhado curso de Medicina da Ufac. A jovem começou a estudar no último dia 9 de outubro.
À GAZETA contou a história da acreana em primeira mão. Relembre:
‘Sobrevivente da criminalidade’, diz acreana do Taquari que passou em Medicina na Ufac