A Legião da Boa Vontade promoveu na manhã desta quarta-feira (11), momentos de alegria, conhecimento e cultura aos usuários dos serviços Vivência Solidária e Vida Plena, ofertados pela instituição na capital acreana. Eles conheceram o Museu dos Povos Acreanos, um espaço destinado aos acreanos e a quem se interessa pela cultura e história deste estado.
Na ocasião, o grupo formado por adultos a partir de 30 anos, conheceu os espaços, as personalidades acreanas, artigos produzidos pelos povos originários e, claro, um pouco da história do próprio prédio que hoje abriga o Museu.
A visitação durou cerca de uma hora e foi suficiente para emocionar algumas pessoas nunca haviam entrado num museu. A senhora Maria do Socorro, atendida pela LBV, disse que ficou muito feliz com o passeio: “Foi maravilhoso. Fomos muito bem recebidos e foi tudo muito bom, muito bacana, principalmente no meu caso, pois nunca tinha ido a um museu, amei! Quero agradecer por tudo que vocês (LBV) fizeram por nós hoje e fazem todos os dias.”
O gestor da LBV em Rio Branco, Janilson Mendonça, afirmou que essa foi uma oportunidade para celebrar o Dia do Idoso, datado do último dia 1º de outubro: “É mais uma maneira de homenagear quem tanto fez e continua fazendo pela sociedade e agora busca instituições como a LBV para conhecer pessoas e lugares, fortalecer vínculos familiares e celebrar a vida. Hoje vimos como as parcerias entre instituições sociais e entidades públicas dão frutos. Agradeço ao Museu dos Povos Acreanos por permitir a visitação e nos receber tão bem. Agradeço ainda a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos – SASDH, na pessoa da Secretária Suellen Araújo (e toda sua equipe) que disponibilizou dois ônibus para o transporte dessa turma animada. Aproveito para convidar os empresários da cidade para que conheçam a instituição afim de firmarmos parcerias de sucesso em prol das pessoas menos favorecidas.”
LBV no Acre
A LBV é uma instituição social sem fins lucrativos e está presente no Acre desde 1982. À época, atuava com uma creche que atendia dezenas de crianças de 2 a 5 anos. Recentemente, a instituição inaugurou um Centro Comunitário de Assistência Social, localizado na Estrada da Sobral, nº 310, no bairro Ayrton Senna e atende 60 famílias por meio de serviços de convivência e fortalecimento de vínculos voltados para pessoas de 30 a 59 anos, no serviço Vivência Solidária e idosos, a partir de 60 anos, no serviço Vida Plena.
Além de ofertar serviços de convivência, a instituição participa ativamente dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, principalmente no que se refere ao combate à fome, pois sempre realiza campanhas para arrecadar alimentos afim de destinar às famílias que estejam em risco alimentar.