Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Militares do Acre realizam curso de treinamento na Bahia

Militares do Acre realizam curso de treinamento na Bahia

Alunos do Curso de Operações Especiais do Acre realizam treinamento na Bahia. Foto: Ascom Sejusp

Visando capacitar os operadores de segurança para melhor servir a sociedade acreana, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em parceria com a Polícia Militar da Bahia (PMBA), leva agentes do Curso de Operações Especiais da Polícia Militar do Acre (PMAC), o Coesp 2023, para participarem de treinamento que será encerrado no fim de novembro.

O curso em sua primeira edição tem a participação de nove alunos do Acre, e tem como objetivo capacitar os profissionais para melhor obterem medidas preventivas de proteção em situações de risco eminente, como pessoas em situação de ameaça de assassinato, sequestro e terrorismo.

Militares do Acre realizam curso de treinamento na Bahia
Treinamento de salto de paraquedismo. Foto: Ascom Sejusp

O secretário de Segurança Pública, coronel José Américo Gaia, destaca que o treinamento é uma oportunidade importante na qualificação e valorização dos agentes de segurança. “O curso vai proporcionar o aprimoramento de técnicas preventivas e repressivas para dar uma resposta mais rápida à sociedade”.

O diretor de Ensino da PMAC, coronel Cristian Moura, explica que o treinamento que estão recebendo na Bahia é um conhecimento que todo profissional de operações especiais precisa ter durante a sua carreira para que possa responder à altura da necessidade da sociedade.

“Esses profissionais são acionados em situações de extrema urgência, em situações de crise, em momentos onde vidas estão em perigo, onde o mínimo descuido ou uma ação equivocada pode gerar uma perda, e isso é irreparável, então os profissionais são testados, treinados para atuarem nessas circunstâncias e que esses nove profissionais consigam concluir com êxito”, disse o coronel.

Militares do Acre realizam curso de treinamento na Bahia
Treinamento de resgate em área de montanha. Foto: Ascom Sejusp

O treinamento está sob a coordenação do Batalhão de Operações Especiais da PMBA, e conta com instruções teóricas e práticas de paraquedismo, treinamento em escalada e resgate em área de montanha. Os profissionais estão tendo aula prática na Chapada Diamantina, na cidade de Lençóis e após essa atividade de resgate em área de montanha a equipe vai se deslocar até Cuiabá, no Mato Grosso, onde terão ensinamentos e conhecimentos sobre técnicas operacionais de inteligência.

Sair da versão mobile