Morreu neste domingo, 15, o ex-secretário de Educação e Esportes (SEE) do Acre, Marco Brandão, aos 58 anos. Ele comandou uma das maiores pastas do estado durante o governo Tião Viana (PT), encerrado em 2019.
Segundo informações, Brandão estava internado há uma semana em um leito de UTI do Hospital Santa Juliana, com problemas pulmonares e estado de saúde delicado. A causa da morte teria sido insuficiência respiratória.
O ex-secretário era graduado em Letras Português e Inglês pela Universidade Federal do Acre (Ufac), com mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Nos últimos anos, ele ministrava aulas na Ufac.
A partida de Brandão repercutiu no meio político local. O governador Gladson Cameli (PP) disse que o Acre perdeu um dos nomes mais expressivos da Educação. Já o ex-governador Tião Viana (PT) destacou, em suas redes sociais, a “honradez, humanidade e companheirismo” do professor.
A ex-prefeita de Rio Branco e atual deputada federal Socorro Neri (PP), que também é professora, afirma ter perdido um “querido amigo”. Quem também se manifestou foi o ex-secretário de Educação do Acre, Daniel Zen (PT), por meio de nota em nome do partido.