De acordo com boletim da Defesa Civil municipal, o nível do Rio Acre registrou 1,56 metro, na manhã desta quinta-feira, 26, na Capital acreana. Segundo o órgão de proteção, desde o início da semana, o manancial apresentou oscilação de cerca de 30 centímetros. Na quarta-feira, 25, o rio marcou 1,72 metro.
O coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, comentou que a ocorrência de chuvas esporádicas não muda o cenário de seca severa.
“Tivemos uma chuva bastante volumosa no dia 1º de outubro, de 45 milímetros, e essa chuva se repetiu no início da semana, que chegou a quase 50 milímetros, contudo, nada muda em relação a seca, permanecendo o mesmo cenário. Ao contrário do que esperávamos, o rio decresceu nas últimas 24 horas ao invés de aumentar”, disse o gestor.
Falcão disse que o período de estiagem deve permanecer ainda pelos próximos meses. “Essa situação deve permanecer no próximo mês. As chuvas esporádicas que são previstas para os próximos dias não resolverão a questão da seca no manancial, infelizmente. Somente a partir de dezembro, na segunda quinzena, com chuvas regulares, que poderemos melhorar em situação a parte da parte hídrica do nosso rio”, frisou.