Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Peça teatral ‘Afluentes Acreanas’ retrata histórias das ‘correrias’ aos estudantes do Colégio Acreano

Foto: Danna Anute

Com retalhos de lençóis que simbolizavam as “Afluentes Acreanas”, a peça teatral do Coletivo Candeeiro levou reflexões e algumas provocações sobre o que se fala do Acre e como se fala nos livros e nas mídias. Mais de 50 estudantes do Colégio Acreano tiveram acesso, nesta quarta-feira, 18, às maneiras que se falam do Acre, principalmente, sobre fatos históricos.

Elisa Monteiro, estudante do 3º ano de ensino médio do Colégio Acreano, afirmou: “A peça teatral é ótima, e foi super divertida, além de passar a importância de se conhecer mais sobre a história do Acre, que é pouco valorizada, principalmente, no que diz respeito a vida dos povos originários, aqueles que já estavam no Acre”.

Com um humor diferenciado, os contadores Caê Bernardo da Silva, Elias Silva e Nete França fazem com que o público perceba as narrativas que são contadas da história do Acre, por quem não é acreano, mas se diz “sabedor” do que se passa neste extremo norte. Por isso, foram citados fatos como as “correrias”, que trata da expulsão das comunidades indígenas dos seus territórios, que foi orquestrada pelos senhores dos seringais.

Mais de 50 estudantes do Colégio Acreano prestigiaram a apresentação (Foto: Danna Anute)

Ao falar sobre a motivação do projeto Afluentes Acreanas, Caê Bernardo Silva relatou: “A Jaqueline Chagas é autora do projeto e faz mestrado em outro estado, por isso não está conosco, mas nos acompanha em todas as produções e realizações. No nosso cenário, os panos representam as afluentes do Rio Acre”.

Bernardo Silva ainda comentou: “Nas nossas apresentações usamos as vozes acreanas, e toda a construção teatral foi feita com base nas histórias dessas pessoas que viveram esses fatos, e assim resgatamos as falas daqueles que podem ser esquecidos”.

A programação do ‘Sesc e Fetac em Cena’ continua

Ainda nesta quarta-feira, 18, o Coletivo Taboqueiro, apresenta “Vozes do Seringal”, às 19h30 no Teatro de Arena do Sesc, no centro de Rio Branco.

As apresentações compõem a programação do “Sesc e Fetac em Cena”, que iniciou na segunda-feira, 16, na capital.

Ao todo, 14 espetáculos serão apresentados em escolas e no Teatro de Arena do Sesc, até o próximo sábado, 21. Acompanhe a programação completa no Instagram @sescacre.

 

Sair da versão mobile