Em uma reunião realizada com o diretor Alysson Bondezan, diretor da Energisa, com o Saerb, foram discutidas estratégias para a economia de energia, como a compra de energia no mercado. De acordo com dados da Energisa, empresa terceirizada enérgica do Acre, o Serviço de Água e Esgoto (Saerb), é o segundo maior consumidor de energia do Estado.
O Saerb gera um gasto muito alto para conseguir abastecer os rio-branquenses com água. A autarquia que contém quase 80 sistemas energéticos, distribuídos entre baixa e média tensão, 3 desses tem uma relevância maior por consumirem estimadamente 63% da energia total.
Desta forma, o Saerb tem buscado soluções estratégicas, com um projeto piloto das 3 maiores unidades consumidoras na migração para o mercado livre de energia, tendo uma expectativa de gerar uma economia de até 25% sobre o atual valor pago, que além de beneficiar a atual gestão, trará melhorias na eficiência nos gastos públicos.
O Saerb espera não apenas reduzir seus gastos, mas também estabelecer um exemplo para outros órgãos e empresas do Estado. A economia gerada poderá ser direcionada para investimentos em outras áreas prioritárias, beneficiando diretamente a população e promovendo um uso mais consciente dos recursos públicos.