Resistência, humor e muito brilho. Esses foram os tons do evento que marcou a abertura da 16ª Semana Acreana da Diversidade, na noite desta terça-feira, 3, no Cine Teatro Recreio, em Rio Branco. Cerca de 450 pessoas lotaram o espaço, em uma noite de celebração do amor sem preconceitos.
A Furiosa, banda da Polícia Militar do Acre, abriu a cerimônia com os hinos brasileiro e acreano, seguida pelo dispositivo de honra dos organizadores e parceiros.
Porém, o momento mais esperado pelo público foi o show das drag queens Samara Rios e Suzy Brasil, do Rio de Janeiro. Elas levaram a plateia às gargalhadas com suas dublagens (as famosas lip syncs), piadas e interação com o público. As fluminenses performaram as divas Madonna e Beyoncé, além da eterna rainha dos baixinhos, Xuxa.
Natural de Brasileia, no interior do Acre, a drag Bia Brasil, que nunca havia se apresentado em público, também impressionou com sua performance.
Promovida pela Associação dos Homossexuais do Acre (Ahac), a Semana da Diversidade conta com uma vasta programação, se encerrando no domingo, 8, com a tradicional Parada do Orgulho LGBT. A concentração acontece às 15h, na praça do Skate Park, no Canal da Maternidade.
De lá, o público segue pelo parque até a Concha Acústica, onde acontece o show de Sandra Melo e Banda, além de DJs.