Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Branco vai realizar busca ativa para aumentar cobertura vacinal das crianças

Rio Branco vai realizar busca ativa para aumentar cobertura vacinal das crianças

Mutirão da Sesacre vacinou 270 crianças contra Covid-19 em Rio Branco (Foto: Odair Leal/Secom)

Para garantir maior cobertura vacinal em crianças no município de Rio Branco, a prefeitura está implementando o Busca Ativa Vacinal do Selo Unicef, que tem como objetivo identificar as que se encontram em atraso vacinal ou que não receberam as doses necessárias e encaminhá-las para o serviço de saúde adequado.

A ação será realizada de forma integrada entre as secretarias municipais de Saúde (Semsa), Educação (Seme) e Assistência Social (SASDH) e se justifica pela necessidade de combater a queda nos índices de vacinação entre crianças registrada ao longo dos últimos anos.

A preocupação das autoridades de saúde é garantir a saúde das crianças, identificando os atrasos vacinais e promovendo a atualização das doses necessárias para evitar que essas crianças fiquem desprotegidas contra doenças graves, uma vez que a falta de imunização adequada pode levar ao ressurgimento de doenças graves e até mesmo fatais.

Conforme dados divulgados, aproximadamente 1,6 milhão de crianças no Brasil não receberam nesse período nenhuma dose das vacinas contra a poliomielite e a DTP, que previne contra difteria, tétano e coqueluche.

Esse fato, além de colocar em risco a saúde, compromete a erradicação de doenças que já estavam controladas no Brasil. Para realizar a ação será utilizada uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizada gratuitamente para os municípios que permite identificar e acompanhar as crianças que estão com o esquema vacinal incompleto, facilitando o monitoramento da cobertura vacinal e garantindo que todas as crianças recebam as vacinas necessárias para sua proteção.

Para tanto, a participação de diferentes setores, como Saúde, Educação e Assistência Social, é fundamental para o sucesso da estratégia, uma vez que também permitirá o fortalecimento da rede de garantia de direitos e ampliação do alcance a crianças que estão em situação de vulnerabilidade.

A prefeitura orienta ainda aos pais e responsáveis sobre a importância de manter o esquema vacinal das crianças completo e que sigam as orientações dos profissionais de saúde. Além de ser uma medida eficaz e segura para prevenir diversas doenças, protegendo não apenas as crianças, mas também toda a comunidade, a vacina é um direito.

Sair da versão mobile