Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Saúde de Rio Branco suspende concessão de férias e licenças a servidores após emergência climática

A Secretaria de Saúde de Rio Branco (Semsa) decidiu, nesta segunda-feira, 9, suspender a concessão de férias, licenças ou afastamentos legais dos profissionais de saúde e demais servidores que desempenham funções essenciais na pasta.

A medida, que tem validade até 4 de dezembro, se deu por causa da emergência climática vivida pelos rio-branquenses, que experimentam, junto aos demais habitantes do Acre e do restante da Amazônia, uma das maiores secas que se tem registro.

A portaria, publicada no Diário Oficial do Estado, cita a escassez de chuvas e a diminuição do nível dos rios e da umidade relativa do ar como fatos que causam desabastecimento de água e aumentam riscos à saúde humana, sobretudo em comunidades rurais do município.

Servidores que, atualmente, se encontram em férias ou licenças não serão afetados pela medida, que também não inclui afastamentos para tratamento de saúde e licenças-maternidade.

Em casos excepcionais, as licenças, afastamentos e férias dos servidores serão analisados pela Divisão de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco.

Sair da versão mobile