O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Grupo de Atuação Especial no Acompanhamento do Programa Ruas do Povo (Gaerp), se reuniu nesta quarta-feira, 18, com representantes de órgãos do Estado para discutir questões relacionadas aos contratos e à execução do Programa Ruas do Povo.
A reunião, conduzida pela coordenadora-geral do Gaerp, a promotora de Justiça Myrna Teixeira Mendoza, teve como objetivo obter informações dos gestores sobre o que já foi feito até o momento e os planos para solucionar os problemas que envolvem o Ruas do Povo, além do cronograma de trabalho.
“Nosso objetivo é saber como as coisas avançaram desde a última reunião”, disse a coordenadora.
O encontro contou ainda com a presença dos promotores de Justiça Alekine Lopes, Luis Henrique Rolim, Romeu Cordeiro Filho e a promotora de Justiça Laura Cristina Miranda, que também integram o Grupo.
Desde que o Gaerp foi instituído, em julho de 2023, para identificar, prevenir e combater atividades ilícitas relacionadas ao Programa Ruas do Povo, o MPAC tem se reunido constantemente com representantes das Secretarias de Estado de Obras Públicas (Seop), de Planejamento (Seplan), do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), da Casa Civil e da Controladoria-Geral do Estado (CGE).
O objetivo é encontrar soluções para os problemas que envolvem o programa e que resultaram na paralisação de obras de melhorias em diversas ruas do estado. Além disso, o Gaerp acompanhará de forma contínua as atividades administrativas do programa, tanto no âmbito extrajudicial quanto judicial.