Uma programação diversificada, incluindo teatro, circo, contação de histórias e exposição histórica. Este é um resumo das atividades que acontecerão na IV Semana GPT de Teatro na capital acreana entre os dias 24 e 29 de outubro, contando com o financiamento da Fundação Elias Mansour, através de emenda parlamentar destinada ao grupo pelo ex-deputado estadual Daniel Zen. Este evento já marca o calendário cultural local e realizará ações culturais no centro, no Theatro Hélio Melo, mas também em escolas públicas localizadas nos bairros de Rio Branco.
“As ações do Teatro GPT sempre incluíram a população mais excluída do acesso aos bens culturais. Quando realizamos circulações no interior, por exemplo, buscamos vilas e comunidades rurais. Na capital, nossas temporadas se dividem entre os equipamentos culturais localizados no centro, e no caso dos bairros, ocupamos as escolas que funcionam como espaços difusores não só de educação, mas também de arte e cultura. A perspectiva do grupo é de troca: levamos nossas atividades, conhecemos e aprendemos com os fazeres e saberes de cada localidade”, comenta Silvia Rejane, integrante do Teatro GPT.
A programação inclui oito espetáculos de teatro, circo e contação de histórias, tanto do Teatro GPT, como de grupos e artistas convidados. Os espetáculos “As Confiadas”, de Marília Bomfim; “Lepras”, de Dinho Gonçalves e “Personas”, de Sandra Buh, dividem espaço com os infantis “A Menina e o Palhaço”, do GPT, “Os Três Porquinhos”, do Grupo Ciranda de Leitura e “Palhaços de Circo”, do Microbinho e Sua Trupe.
A quarta edição traz novidades para o público. A exposição “Teatro GPT: 32 anos de história”, compartilha momentos importantes na trajetória do grupo. Além disso, uma atividade de brinquedos cantados e contação de histórias acontecerá na Escola Marilda Gouveia, incorporando a Literatura à programação, uma linguagem muito presente na formação e no fazer cultural do grupo e de seus integrantes.
“A cada edição de sua Semana de Teatro, o GPT tem buscado enriquecer as atividades levadas ao público. Na terceira edição, a marca foi a formação. Para a quarta edição, uma exposição histórica, lembrando momentos, espetáculos, festivais, premiações, entre outros aspectos, alimentando e ativando nossa memória cultural e afetiva. Temos gerações que nos assistiram na década de 1990 e que hoje levam seus filhos ao teatro, também para nos assistir”, destaca Marília Bomfim, uma das fundadoras do Teatro GPT.
A programação da IV Semana GPT de Teatro é totalmente gratuita para o público e está disponível nas redes sociais do grupo.
Confiram e prestigiem!
Outubro de 2023
24 – Terça-feira
18h – Teatro Hélio Melo: Abertura da IV Semana GPT e Exposição Teatro GPT – 32 anos de história
25 – Quarta-feira
9h – Escola Estadual Professor Almada Brito: Os Três Porquinhos, com o Grupo Ciranda de Leitura
19h – Teatro Hélio Melo: Personas, com Sandra Buh / O Barulho do Acre
26 – Quinta-feira
8h – Escola Estadual Marilda Gouveia Viana: Contos Coloridos – contação de histórias e cantigas de roda / Teatro GPT
19h – Teatro Hélio Melo – Lepras, com Dinho Gonçalves / Teatro GPT
27- Sexta-feira
19h – Teatro Hélio Melo: As Confiadas, com Marilia Bomfim / Teatro GPT
28 – Sábado
17h – Teatro Hélio Melo – Um Grande Show de Circo, com Rogério Barcelos / Microbinho e Sua Trupe
29 – Domingo
17h – Teatro Hélio Melo – A Menina e o Palhaço, com Marilia Bomfim e Dinho Gonçalves / Teatro GPT
19h – Encerramento da IV Semana GPT