O grupo de membros da CPI das ONGs, liderado pelo senador Márcio Bittar (UB), relator da comissão e autor do requerimento, fará uma visita na manhã desta quinta-feira, 19, à Reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre, com o intuito de compreender de perto a situação na área. Posteriormente, a comitiva participará de uma audiência pública, no município de Epitaciolândia, ouvindo lideranças locais.
Segundo Bittar, a visita visa abordar denúncias recentes sobre ONGs e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) que tentam barrar a construção da BR-364 na região, apesar da vontade da população e das autoridades locais. O senador justificou a necessidade da diligência para compreender a realidade dos fatos diante das acusações.
Ele também expressou sua preocupação no Senado na última terça-feira, 17, lamentando a falta de infraestrutura e a situação de pobreza na região Amazônica. Ele apontou a discrepância entre a carência de investimentos locais e o volume expressivo de recursos arrecadados por ONGs atuantes na Amazônia, questionando a eficácia de seus gastos.
Nesta sexta-feira, 20, uma segunda audiência pública na Assembleia Legislativa do Acre discutirá ações protocoladas no Ministério Público Federal a pedido de ONGs que defendem a Amazônia Brasileira. O senador ressaltou a importância de esclarecer o papel dessas organizações em uma região que enfrenta desafios estruturais cruciais, como a falta de saneamento básico e dificuldades de acesso à água.