22 de agosto de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

22 de agosto de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

MP Eleitoral defende inelegibilidade de Bolsonaro em outras três ações

Casos se referem ao suposto uso eleitoral das comemorações do Bicentenário da Independência. Julgamento será feito pelo plenário do tribunal

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
15/10/2023 - 15:50
(Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agencia Brasil)

(Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agencia Brasil)

Manda no zap!CompartilharTuitar

O Ministério Público Eleitoral defendeu, neste domingo, 15, que o ex-presidente Jair Bolsonaro seja declarado inelegível, por abuso de poder político e econômico, além de conduta proibida a agentes públicos nas eleições.

O MP Eleitoral apresentou as chamadas alegações finais em três ações de investigação contra o político do PL e seu então candidato a vice, general Braga Netto. As alegações finais são a última etapa de tramitação antes do julgamento no plenário da Corte Eleitoral. O documento é assinado pelo vice-procurador-geral eleitoral (PGE) Paulo Gustavo Gonet Branco.

O caso se refere à disputa presidencial do ano passado. Nos processos, o TSE apura as condutas dos dois nos atos de 7 de setembro de 2022, quando foi comemorado o Bicentenário da Independência, em eventos em Brasília (DF) e no Rio de Janeiro (RJ). As ações sustentam que houve uso eleitoral dos eventos para a promoção da candidatura do ex-presidente.

“O primeiro investigado (Bolsonaro) preenche todos os pressupostos para a aplicação da pena de inelegibilidade em decorrência do juízo de procedência que os pedidos formulados nas iniciais merecem”, afirmou.

Para Gonet Branco, no entanto, não há provas de participação de Braga Netto nas irregularidades – por isso, o caso contra ele deve ser arquivado.

“Não há prova da participação do candidato a Vice-Presidente Walter Braga Neto nos fatos narrados, nem da sua anuência a eles. O investigado, por isso, não pode sofrer a pena da inelegibilidade pelo abuso de poder político”, pontuou.

Para o vice-PGE, houve a apropriação da estrutura do Estado para uso que não atende ao interesse público.

“No caso, observa-se uma apropriação de segmentos da estrutura administrativa do Estado com desvirtuamento de atos oficiais comemorativos de data de singular relevância simbólica no calendário cívico”, ressaltou.

“A interferência desses atos sobre a lisura do pleito é inequívoca, com favorecimento da candidatura dos investigados, em detrimento dos seus concorrentes. O próprio modo de conduzir a captação do evento cívico pela campanha é, em si, suficientemente vexativo e apto para assinalar o elemento em exame da gravidade”, completou.

Além da sanção de inelegibilidade, o MP Eleitoral defendeu a aplicação de multa por conduta proibida, ainda a ser calculada.

Defesa

A defesa da chapa que concorreu à reeleição no ano passado sustentou que a ação deve ser arquivada, “diante da ausência de provas da prática de qualquer ato abusivo ou de conduta vedada aos agentes públicos”.

“Não houve qualquer ilegalidade nas manifestações públicas do 7 de setembro (cirurgicamente separadas e delimitadas dos atos oficiais). Não houve, muito menos, qualquer exploração eleitoral, efetiva e continuada, das imagens ou da forca política geradas pelas manifestações, de forma que são totalmente improcedentes as imputações de abuso de poder ou uso indevido dos meios de comunicação”, pontuou.

“Em nenhum momento, os Investigados se utilizaram dessas estruturas para realizarem discursos, tampouco para pedir votos”, concluiu.

Inelegibilidade

A decisão sobre o caso será tomada pelo plenário do TSE, em julgamento com data ainda a ser marcada.

Os posicionamentos da defesa e do MP Eleitoral não vinculam, ou seja, não obrigam que os ministros sigam na mesma linha.

Se os ministros concluírem que não houve irregularidades, o caso é arquivado. Se concluírem que as ações procedem, podem condenar Bolsonaro e Braga Netto, ou apenas um deles, à inelegibilidade.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

O ex-presidente já foi considerado inelegível por 8 anos em outro processo. Uma eventual inelegibilidade em outras ações não se soma à primeira punição.

Mas, se for aplicada, será mais uma sanção que a defesa terá de tentar derrubar em recursos, para garantir que Bolsonaro volte às urnas.

São possíveis recursos tanto no próprio TSE quanto no STF.

G1

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

‘Sinto que sou parte de um processo transformador de vidas’, diz professor da rede pública do AC

Próxima Notícia

Confira gabarito extraoficial do concurso público do Iapen

Mais Notícias

Foto: Reprodução
POLÍTICA

Bancada do PP defende em peso afastamento de Clendes, mas líder diz que não houve orientação

22/08/2025
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
POLÍTICA

Márcio Bittar deixa o União Brasil e se filia ao partido de Bocalom e Bolsonaro nesta sexta

21/08/2025
Foto: FREEPICK
POLÍTICA

No Acre, mulheres vítimas de violência poderão ter prioridade no atendimento médico-hospitalar

21/08/2025
Bocalom comenta pesquisa eleitoral e destaca foco na gestão: “Esse momento é de trabalho”
POLÍTICA

Bocalom comenta pesquisa eleitoral e destaca foco na gestão: “Esse momento é de trabalho”

21/08/2025
Senador Márcio Bittar critica vacinas e é chamado de 'inútil' pelo vereador André Kamai
POLÍTICA

Senador Márcio Bittar critica vacinas e é chamado de ‘inútil’ pelo vereador André Kamai

21/08/2025
Foto: Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
POLÍTICA

Bolsonaro e Eduardo são indiciados pela PF por coação

20/08/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Concurso-Prova-é-dia-10_-locais-podem-ser-consultados-1 (1)

Confira gabarito extraoficial do concurso público do Iapen

Bocalom começa montagem do protótipo das casas do Programa 1001 Dignidades

Bocalom começa montagem do protótipo das casas do Programa 1001 Dignidades

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre