Defensora da causa, a vice-presidente da Câmara de Vereadores de Rio Branco, Lene Petecão (PSD), apresentou à Mesa Diretora uma Indicação á prefeitura, sugerindo a criação de uma jornada especial de trabalho, com redução de carga horária, para os servidores públicos municipais da administração direta e indireta que são portadores de fibromialgia e lúpus e que estão em tratamento, bem como para os pacientes renais crônicos que passam por hemodiálise, diálise peritoneal e transplantados.
De acordo com a vereadora, a lúpus e a fibromialgia são doenças que exigem adaptações no ambiente de trabalho, com mudanças nas tarefas realizadas, inclusive com carga horária reduzida.
“Solicito análise na possibilidade de redução na carga horária de trabalho para prática de fisioterapia, psicoterapia, atividade física, consultas e exames, dentre outras atividades e atendimentos conforme recomendação médica, sem prejuízo da integral remuneração do cargo”, declarou.
Lene observa que a medida é essencial para garantir o bem-estar e a qualidade de vida desses servidores e pacientes em tratamento médico.