O Enem 2023 já é neste domingo, as provas serão aplicadas nos dias 05 e 12 de novembro. No Acre, a abertura dos portões será às 10h, e o fechamento às 11h. Já as provas iniciam às 11h30, mas a organização do exame pede que os inscritos cheguem ao seu local de prova com uma hora de antecedência. É preciso ficar atento aos detalhes, por isso, listamos algumas dicas de redação com a professora de língua portuguesa Patrícia Rufino, para uma redação nota mil.
‘’É importante manter a calma! Ainda que o participante não tenha se preparado, o ideal é ler a frase temática com atenção e observar a problemática, através dos textos motivadores, obedecendo a abordagem delineada para aquela discussão. O tema do Enem aborda a participação cidadã, então sempre se deve buscar referências que o aluno lembra ou conheça, e que possa tornar sua argumentação mais consistente’’, afirma Patrícia.
São requisitos básicos para os participantes do Enem: Caneta preta, documento de identificação com foto, e se atentar ao horário de entrada.
Redação: Ambientação ao tema – É indicado a leitura da frase temática, e os textos motivadores (neste momento o participante pode já perceber qual é a problemática que envolve o tema) é necessário uma atenção maior ao eixo temático, que pode ser sobre cultura, saúde, educação, entre outros.
Estruturação: Escrita – São recomendados quatro parágrafos (introdução, desenvolvimento 1, desenvolvimento 2 e a conclusão), sendo o título opcional. Na introdução, é apresentada a tese a ser defendida. Os desenvolvimentos têm como função, dissertar sobre os argumentos da introdução, e mostrar ao corretor o motivo daquele argumento. Já a conclusão apresenta uma intervenção a problemática.
Requisito: Organização – É importante fazer resumos da ideia defendida, nem sempre é possível falar sobre tudo. Além de ser primordial apresentar ao longo do texto um repertório sociocultural, que pode ser o conhecimento cultural, jornalístico, e até de mundo, como a percepção obtida através de um editorial, filme, algum teórico ou até um podcast.
Conclusão: Finalização da intervenção – É obrigatório respeitar os direitos humanos, sendo apresentado para a problemática, qual será a ação e como será executado, quem será o responsável, e de que modo irá acontecer. ‘’não é necessário, uma solução para de fato resolver a problemática. Ela pode simplesmente ser uma intervenção e propor uma mudança. Por último é importante revisar o texto, fazendo as correções adequadas”, finaliza Patrícia.
Dica: cada parágrafo deve ter em média de 3 a 5 períodos (quando o aluno usa o ponto continuativo), e após, é indicado já retomar a ideia com o uso de algum conectivo.
Entre os estudantes que irão prestar o Enem, a expectativa é grande. Ana Priscila Queiroz Nery, aluna do colégio de Aplicação, define o momento como um misto de emoções. Com apenas 17 anos, quer seguir na área da enfermagem. ‘’Tens dias que estou bem e confiante, mas tem dias que me cobro muito, é uma fase complicada’’, afirma.
Já Isabel de Mesquita Lima, de 18 anos, desabafa sobre a pressão sentida neste período. “Me sinto pressionada pela escola e existe uma grande expectativa sobre os alunos, sem falar que é complicado conciliar o Enem com as atividades da escola. Mas, acredito que tudo vai valer a pena pelo meu sonho’’.
No primeiro domingo, serão 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol); 45 questões de ciências humanas; e a redação. Já no segundo domingo, serão aplicadas 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.
Por Walace Gomes – Estagiário em supervisão