Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

‘Abraço do coração’: voluntário cria projeto para incentivar doação de sangue e ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade

Foto: Bruna Lopes

Foto: Bruna Lopes

No dia nacional do Doador de Sangue, celebrado neste sábado, 25, data criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para sensibilizar as pessoas e lembrá-las da importância desse gesto que salva vidas, conhecemos a história de João Patrício de Almeida, criador do projeto Abraço de Coração, que busca proporcionar donativos a pessoas em situação de vulnerabilidade.

Com início no ano de 1988, quando João ainda morava no Amazonas, sua história inspiradora começa com a superação de uma doença incapacitante aos 8 anos, que o impedia de andar. Ele conta que, através de sua fé, foi curado, e logo depois chegou até a jogar futebol na seleção Amazonense. Esse desafio pessoal se tornou a fonte de sua motivação para dedicar sua vida a ajudar os outros.

O projeto tem sido um verdadeiro pilar de apoio para a comunidade do Bairro da Paz, local onde o projeto tem sua sede, e com o sucesso, a ideia foi chegando a outros bairros, e até a comunidades mais isoladas. O projeto é totalmente voluntário, onde é doado o que ele recebe, como cestas básicas, roupas, torradas, sopas e até frutas, reafirmando o lema do projeto ‘’Todo abraço de coração é sempre bem-vindo’’ 

Compromisso altruístico

João Patrício tem como parceiros, empresários e comerciantes que sempre contribuem para a ação social, como a associação cultural “Heróis da Fé”, e o Grupo Eva (Empresários Visionários do Amor). Desde 2005, João tem reunido esforços significativos, sobretudo na conscientização dos passageiros nos ônibus de Rio Branco. Informando sobre a importância crucial de doar sangue, como afirma:

“Nosso objetivo é promover a formação de uma cultura de doação voluntária, altruísta e habitual para o nosso Hemoacre que tanto precisa da população’’, conclui Patrício. O projeto busca inspirar o verdadeiro espírito de solidariedade e compaixão, contando com diversos voluntários que potencializam a participação no exercício da cidadania com a doação voluntária de sangue”, explica.

Com a iniciativa, João direciona quem tiver interesse em ser doador para o Hemoacre, que busca a doação de todos os tipos sanguíneos, que, posteriormente, serão utilizados em pacientes enfermos. Em sua abordagem, João deixa notável sua recusa em aceitar dinheiro ou se envolver em questões políticas, dependendo exclusivamente da generosidade das doações para sustentar sua filantropia.

Momento de festa

Neste sábado, 25, o Hemoacre realiza uma programação especial, em celebração ao dia nacional do doador de sangue, trazendo um café da manhã diferenciado a partir das 9h. No evento, estão presentes autoridades, que irão acompanhar o evento, ainda estão na programação o sorteio de bingos e brindes, e o famoso bolo de parabéns que será servido aos doadores e participantes. O Hemoacre está localizado na avenida Getúlio Vargas, 2787 – Bosque.


Para colaborar com o projeto Abraço de Coração, entre em contato com o número: 68 999887488

Sair da versão mobile