Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre tem a segunda maior taxa do país de inscritos ausentes no primeiro domingo do Enem 2023

No último domingo, 5, ocorreu o primeiro dia de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. E um número que chamou atenção foi em relação à ausência de candidatos, cerca de 858 mil pessoas não compareceram ao seu local de prova. No Acre, mais de 8 mil inscritos se ausentaram do primeiro dia de prova. Ficando em 1º lugar o Amazonas, com 44% de inscritos faltosos.

Os candidatos que faltaram e foram isentos da taxa de inscrição precisarão justificar sua ausência para garantir a isenção do ano seguinte. Para enviar a justificativa, o candidato deve acessar a Página do Participante e informar alguns dados como CPF, data de nascimento, além de esclarecer o motivo da ausência com a devida documentação, se necessário.

Ao todo, 4.293 participantes foram eliminados por portar equipamento eletrônico; ausentar-se antes do horário permitido; ou não atender orientações dos fiscais. Neste ano, o exame teve mais de 3,9 milhões de inscritos entre os 1.750 municípios brasileiros. No primeiro domingo, são aplicadas as provas de linguagens; códigos e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação.

Os dados foram divulgados pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios. Em 2023, o exame teve alta de 13,1% em relação aos inscritos em 2022. ‘’Tivemos cerca de 500 mil inscritos a mais se comparado a 2022. É um esforço que o governo tem feito para que nossos jovens façam a universidade”, destacou Santana. 

Confira o total de inscritos por município no Acre

 

Sair da versão mobile