Reabre nesta sexta-feira,10, a famosa casa de Chico Mendes, conhecida por ser a casa onde o líder seringueiro viveu e foi assassinado em 1988. O evento acontece às 10h, no centro de Xapuri, na rua Batista Moraes, 487. A cerimônia é realizada em parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a prefeitura do município e a família de Chico Mendes.
Após quase cinco anos fechada, os turistas que visitam a região, poderão fazer visitas guiadas, de quarta-feira a domingo, de 8h às 12h, com pausa no horário de almoço, retornando das 14h às 17h. O local é um dos principais pontos turísticos do estado. Construída com madeiras amazônicas, a casa é o único patrimônio cultural do Acre, tombado pelo Iphan, desde 2007.
Mesmo sofrendo com as enchentes, a última restauração do imóvel havia sido em 2016. A obra teve o investimento de R$ 92 mil, e os móveis e objetos são originais, com um acervo repleto de objetos associados ao ofício do trabalhador amazônico nos seringais. Contendo quatro cômodos: sala, cozinha e dois quartos, a construção é fruto da carpintaria tradicional da região, no formato de chalé.
Para a diretora de turismo do município, Iwlly Cavalcante, “felicidade” define essa reabertura, que traz consigo, cultura e história viva para sociedade.
‘’Para nós, aqui da gestão do município, é muito importante esse momento de reabertura, pois Xapuri é muito visitada por ter a luta do Chico Mendes presente, e também pela reserva Chico Mendes. Esse conceito começou através da luta dos seringueiros e extrativistas. Os trabalhos começaram a alguns meses pra gente conseguir com que esse símbolo histórico fique aberto”, afirmou ela.
Por Walace Gomes – Estagiário em supervisão