Na Capital acreana, centenas de pessoas devem visitar nesta quinta-feira, 2, os quatro cemitérios administrados pela gestão municipal. O Dia de Finados também é uma oportunidade para autônomos e ambulantes faturarem com serviços de reparos em túmulos, venda de flores, placas, velas e demais itens que fazem alusão a data.
No cemitério São João Batista, o maior de Rio Branco, localizado na Rua Rio de Janeiro, o serviço de limpeza e pintura, uma espécie de 13⁰ salário para trabalhadores informais, já movimenta o local.
“Já trabalho com limpeza de túmulos, capelas e gavetas há 12 anos. Já tenho clientela! Quando chega próximo do Dia de Finados, às famílias me procuram e venho fazer o serviço. Esse ano está bom para faturar, não tenho do que reclamar. Faço qualquer negócio só não posso ficar no prejuízo”, disse Osvaldo de Souza.
A autônoma Francisca Alves, também faz o serviço de limpeza, isso há 15 anos; porém também pinta e faz pequenos reparos nos túmulos. “Estou faturando bem, graças a Deus. Esse trabalho já é meu décimo terceiro salário. O que mais se vê aqui antes do Dia de Finados são baldes, vassouras, água, sabão, pincel e tinta. Todos precisam e têm direito de levar o sustento para casa”, acrescentou ela.
Conceição Cavalcante, que vende placas e fotos em porcelana há 29 anos, comentou que comercializa os produtos durante todo ano. ” Essa é a minha profissão há quase três décadas! Os preços são variados e cabem em qualquer bolso. A procura está grande. Vendo muito antes da data, pois os familiares já querem deixar tudo ornamentado no dia. Trabalho em todos os cemitérios. Que possa comercializar ainda mais durante toda semana”.
Leia também:
RBTrans interditará vias de acesso aos cemitérios e reforçará transporte público no Dia dos Finados