Com as chuvas registradas nessa segunda-feira, 20, o Rio Acre, na capital acreana, subiu 24 centímetros, registrando na manhã desta terça-feira, 21, o nível de 1,80 metro. O dado é da Defesa Civil Municipal.
Ainda segundo a defesa municipal, em Rio Branco o acmulado de chuva foi de 35,4 milímetros, contudo, o nível do manancial segue abaixo de dois metros.
O Inmet novamente emitiu um alerta de perigo de chuvas intensas para esta terça-feira em todo o Acre. O esperado de chuvas para o mês de novembro é de 207,1 milímetros, e até agora, o Rio Acre está acima dos 75 milímetros, entretanto as previsões são positivas, o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, informou que o Rio vai aumentar mais ainda.
‘’Não choveu apenas em Rio Branco, mas em toda a bacia, inclusive na Aldeia dos Patos, que é na cabeceira do Rio Acre e isso vai impactar positivamente aqui no Rio Acre, que deve ultrapassar a cota dos 2 metros nos próximos dias, por conta das previsões de mais chuva, mas, se as chuvas não continuarem, o que ganharmos essa semana, perdemos na próxima’’, afirma Falcão.
As chuvas intensas também ocorreram em Brasileia, Xapuri, e no Riozinho do Rola que é um dos principais afluentes do Rio Acre. Com o temporal ocorrido na nesta segunda, vários estragos foram registrados na capital, como queda de árvores e muros, destelhamentos de residências e obstrução de vias. Para registrar uma ocorrência, ligue na Defesa Civil (telefone 199) ou Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Por Walace Gomes – Estagiário em supervisão