A circulação do espetáculo solo teatral “Carcinoma”, através do projeto “Circulação Teatral Outubro Rosa 2”, inicia nesta quinta-feira, 16, em escolas, universidade e unidades básicas de saúde. A ideia é levar uma proposta artística e emocionalmente impactante onde a atriz e diretora Claudia Toledo compartilha sua experiência pessoal com o câncer de mama.
Financiado pelo Fundo Municipal de Cultura da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), o projeto vai atender não só as UBS, mas também o público jovem e da EJA, a fim de sensibilizar, por meio da arte, sobre um tema tão relevante.
As apresentações serão oferecidas gratuitamente ao público em geral, e acontecem nos dias 16, 22, 28 e 29 de novembro, além de 6 de dezembro. (Confira programação abaixo) A circulação ocorre em parceria com a Semsa, UPA, Urap, Ufac e escolas Sebastião Pedrosa e Berta Vieira.
“Ver as coisas de um ângulo diferente daquele que se está habituada…”
Durante o tratamento contra o câncer de mama, a atriz e diretora de “Carcinoma”, Claudia, encontrou refúgio nas palavras, e registrou as situações, sensações e relações que permearam esse desafio.
Foi nesse processo que ela, ao lado de seu companheiro de vida, percebeu o potencial dessas reflexões como texto teatral. Assim, nasce a dramaturgia do espetáculo, escrito como que em um diário poético, uma obra que surge de forma espontânea e genuína, fruto da experiência real vivida.
Neste solo teatral, Claudia apresenta uma narrativa íntima e poderosa que mergulha profundamente em sua jornada, explorando os desafios, as emoções e as transformações que acompanham essa batalha. A peça faz refletir sobre a fragilidade e a resiliência do ser humano diante das adversidades, revelando ao público a complexidade dessa doença que, muitas vezes, é envolvida em tabus e constrangimentos.
A obra transcende os limites do teatro e busca não apenas conscientizar, mas também inspirar e encorajar aquelas que enfrentam essa realidade, trazendo à tona a importância dos cuidados preventivos e destacando a necessidade de diálogo e apoio em relação ao câncer de mama.
“Carcinoma” é uma obra artística que mostra ser possível fazer a transversalidade com a saúde, colocando o público em estado de êxtase, reflexão social e poética do tema trazido.
“A peça é um testemunho de superação, transformação, cura e amor pela arte, onde a poesia se entrelaça com a realidade e onde a força da arte nos convida a mergulharmos em nossas próprias emoções, nos conectarmos com a essência da vida e encontrarmos beleza mesmo nas situações mais difíceis”, relata Claudia.
A Companhia Visse e Versa, com sua visão artística e compromisso social, promete uma experiência teatral completa e impactante para o público presente.
Confira a programação:
– 16/11 – 13h – Escola de Ensino Integral Sebastião Pedrosa
– 22/11 – 19h – Escola Berta Vieira
– 28/11 – 8h – Urap Roney Meirelles
– 29/11 – 8h – UPA 2º Distrito
– 6/12 – 16h – Ufac – Centro de Ciências da Saúde e do Desporto – CCSD
Ficha Técnica
Atuação, Dramaturgia e Figurino: Claudia Toledo
Direção Artística e Cenografia: Nonato Tavares
Assistência de Direção, Criação de Iluminação, Operação de Som e Produção: Lenine Alencar
Criação Sonora e Direção Musical: Diogo Soares
Consultoria de Figurino e Design Gráfico: Agatha Lima
Efeitos Sonoros: Pedro Cruz (Rabeca) e Mestre Matraca (Atabaque)
Mixagem e Masterização: Rislei Moreira
Assistente de Produção: Sacha Alencar
Assessoria