Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Com poucas chuvas, Rio Branco registra maior temperatura em outubro dos últimos 60 anos

Com poucas chuvas, Rio Branco registra maior temperatura em outubro dos últimos 60 anos

De acordo com o pesquisador Davi Friale, a capital acreana marcou no último 19 de outubro a maior temperatura já registrada dos últimos 60 anos, 39,1º graus.

O calorão foi ainda mais intenso no interior do estado, a exemplo do município de Assis Brasil, na fronteira entre Acre e Peru, que neste mesmo dia registrou a máxima de 40,5ºC.

No Brasil, a maior temperatura do ano, até o momento, foi 44,2ºC, registrada em Cuiabá (Mato Grosso), ficando 0,2ºC abaixo do recorde histórico de 44,4ºC, registrada em anos anteriores.

Além do calor intenso, o Acre também enfrentou um período de escassez de chuvas significativas. Em outubro, segundo registros da Agência Nacional de Águas (ponte metálica), choveu 82,4mm, ou seja, apenas 52,4% da média mensal, que era de 157,4mm.

Mas, se os dados analisados foram do Instituto Nacional de Meteorologia, a situação é ainda mais agravante, pois o Inmet informa que o registro total de chuva em Rio Branco, no mês de outubro, foi de 77,4mm, ou, 49,2% da média.

Também, em outubro, foram registrados, em Rio Branco, ventos de 64,7km/h. O dia mais seco de outubro registrou umidade relativa do ar de apenas 29%, nos dias 8 e 19, na capital acreana.

Sair da versão mobile