Em Sevilha, na Espanha, o lendário músico brasileiro João Donato foi agraciado postumamente com o prestigioso Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira (MPB) na noite de quinta-feira, 16. Donato, nascido em Rio Branco, Acre, faleceu em 17 de julho deste ano, aos 88 anos, após uma batalha contra uma infecção nos pulmões.
O reconhecimento foi concedido pelo seu último álbum, “Serotonina”, lançado em agosto do ano passado. Em uma competição que incluiu artistas renomados como Djavan, Vanessa da Mata, além de Tiago Iorc e Tim Bernardes, Donato emergiu como o vencedor, ressaltando sua influência e contribuição significativa para o cenário musical brasileiro.
João Donato era uma figura multifacetada na música, destacando-se como cantor, compositor, pianista e arranjador. Sua genialidade musical ecoou por décadas, sendo reverenciado como um ícone da MPB. Suas composições foram imortalizadas através das vozes dos maiores cantores da Música Popular Brasileira, solidificando seu legado para a cultura brasileira.