No próximo domingo, 11, ocorre o último dia de aplicação das provas do Enem 2023. Por ser a reta final do exame de inserção nas universidades, é normal que os candidatos estejam ansiosos, sobretudo os estudantes que terão, no último dia, as provas com com maior peso para o curso que desejam ingressar. Entretanto, o momento é de revisar, segundo o professor de Física e Matemática, Lacy Lessa.
‘’É indicado a leitura de questões aplicadas nos anos anteriores, e também que os alunos participem de aulões nas disciplinas de exatas e, principalmente, matemática, que é considerada por muitos o bicho papão do Enem. Cerca de 70% das questões que mais caem são de matemática básica e interpretação de gráficos, então a dica principal é saber ler com atenção e perceber no que a pergunta está focada” afirma Lessa.
Para garantir maior tranquilidade no dia da prova, não é indicado que, nesta semana que antecede o último dia de aplicação, os estudante foquem em novos conteúdos, mas sim revisem os principais pontos do que já foi estudado, além da indicação de fazer atividades prazerosas, que possam desviar de qualquer tipo de ansiedade.
Lessa separou algumas dicas que podem ser úteis, confira na íntegra;
Atenção – Os números vão em uma direção, mas quase sempre o que a questão pede está no sentido oposto.
Interpretação – Saibam ler os ”gráficos”, eles praticamente dizem as respostas.
Pegadinha – É importante ignorar textos enormes em matemática, em tese, são feitos com intuito de distrair o estudante, são muito comuns em questões de porcentagens e estatística.
Ênfase – Os participantes devem organizar seu tempo para questões mais complexas como as de probabilidade.
Estratégia – Questões de física, o foco é nas principais fórmulas como calorimetria, hidrostática, óptica, eletrodinâmica, cinemática, dinâmica e termodinâmica.
O professor Lacy Lessa ainda ensinou alguns truques aos participantes, confira:
‘’Essas 7 fórmulas citadas acima, são conteúdos carimbados em todo ENEM, por serem difíceis de se lembrar, eu uso técnicas para decorar, como ”frases”, por exemplo: em Calorimetria, a fórmula mais utilizada é Q = m.c.t então criamos a frase ”Que macete” a outra é Q = m.L que falamos “Que mole”, assegura.
Com calma e atenção na leitura, toda a questão se torna mais compreensiva, e até pode ajudar os alunos a usarem algumas regras para questões mais difíceis. Ao todo, serão aplicadas 90 questões objetivas durante as cinco horas de prova do Enem. Os gabaritos das provas serão divulgados até o dia 23, na internet.
Por Walace Gomes – Estagiário em supervisão