Uma cena emocionou as pessoas na internet, na última terça-feira, 7, quando o jornalista Altino Machado compartilhou imagens de um cachorrinho abandonado apenas com uma corda no pescoço, na Estrada Irineu Serra, na parte alta da cidade de Rio Branco.
Segundo a publicação do jornalista, um homem desconhecido teria parado de carro e deixado o animal no local.
“Deixou o animal lá, com uma corda no pescoço. O bichinho parece muito triste e não saiu do lugar onde foi deixado. Só não vou levá-lo porque crio três”, disse um motociclista que passava, sobre o ocorrido.
Em seu perfil no Instagram, Altino compartilhou imagens do pet, para tentar identificar o dono e fazê-lo responder criminalmente pelo ato. O fato contado pelo jornalista gerou comoção e revolta dos usuários da rede social, que expuseram a indignação, assim como o interesse de adotar o bichinho.
“Gabo não latiu, mas ficou forçando a guia para se aproximar do cãozinho. Caminhamos mais alguns minutos. Quando voltamos, ele continuava no mesmo lugar. O único movimento que fez foi se levantar parcialmente e virar o pescoço em direção ao sol, como se indagasse o motivo de tanta maldade. Tomara que apareça alguém capaz de reconhecer o animal, possibilitando identificar o autor do crime”, disse o jornalista.
Ainda em suas redes sociais, em outra publicação, Altino revela que a história teve um final feliz. Quando retornou ao local, a fim de tentar ajudar o cão, um homem, dono de uma chácara próxima, parou na estrada, para ajudar a prender o animal, para que um lar provisório fosse achado, entretanto, acabou por ele mesmo ficando com o bichinho.
Vale lembrar que o abandono de animais é crime, segundo a Lei Federal 9.605/98. Em 2020, a partir da aprovação da Lei Federal 14.064, o crime pode levar de 2 a 5 anos de prisão, multa e proibição da guarda do pet, no caso de cães ou gatos.
Ver essa foto no Instagram