O Dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado neste sábado, 25. A data tem como objetivo agradecer aos doadores pela disposição e sensibilizar a população para a importância do ato. No Acre, o Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemoacre) realiza, neste sábado, 25, a festa do doador, trazendo uma programação completa, direcionada aos doadores de sangue.
A programação acontece pela manhã, no Hemoacre, localizado na Avenida Getúlio Vargas, 2787, Bosque. O sangue doado é utilizado em pacientes que precisam de algum tipo sanguíneo, seja em decorrência de procedimento cirúrgico, ou no tratamento de doenças hematológicas. A Gerente de Assistência, Quésia Nogueira, convida os heróis que salvam vidas, para o evento.
‘’A nossa linda festa é feita para quem já é doador de sangue, e para quem tem interesse em doar, e até fazer parte dessa equipe que salva vidas, esteja conosco, homenageando esses heróis’’, afirma.
Para a celebração, os servidores estão organizando uma manhã especial, com música ao vivo e lanche diferenciado, neste momento será cortado o famoso bolo de parabéns servido aos doadores.
Para animar a manhã, o Hemoacre ainda convidou um palhaço que vai alegrar os convidados com diversas brincadeiras, além do sorteio de bingos com a entrega de brindes, segundo a coordenadora da captação de doadores da instituição, Ana Carolina Ramos. O intuito da programação é mostrar que os doadores exercem um papel fundamental no Sistema Único de Saúde, o SUS.
No Acre, existem atualmente dois Hemonúcleos, nas cidades de Brasiléia e Cruzeiro do Sul. Sendo a maior preocupação da Instituição, o possível aumento da demanda junto às festividades de fim de ano, e a ideia da festa é intensificar o nível de bolsas de sangue e difundir a ação entre a sociedade. O funcionamento da Instituição é de segunda a sábado, das 7h às 18h.
Conheça os requisitos para doar sangue:
- Ter entre 16 e 69 anos. (Menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis) Os doadores devem pesar no mínimo 50 kg;
- Jejum: Não é necessário estar em jejum para doar sangue. No entanto, é recomendável fazer uma refeição leve nas horas que antecedem a doação evitando alimentos gordurosos;
- Documento: O doador deve apresentar um documento de identificação oficial com foto.
- Tatuados: os Acreanos que fizeram tatuagem há, pelo menos, seis meses, já podem doar.
Para tirar dúvidas ou obter mais informações, os doadores podem entrar em contato pelo WhatsApp (68) 99258-5551.
Por Walace Gomes – Estagiário em supervisão