Na noite da última quarta-feira, 15, a influenciadora digital Mariana Tavares, que conta com mais de 23 mil seguidores no Instagram, relatou um crime virtual cometido contra ela. Um perfil em um aplicativo de relacionamentos, o Tinder, foi criado usando seu nome e suas fotos, afirmando que havia terminado seu casamento e estaria buscando um novo romance.
Além do uso da imagem de Tavares, o seu número de telefone foi divulgado na rede social, fazendo com que a mesma recebesse mensagens de homens interessados. Através das suas redes sociais, ela afirma que as providências legais serão tomadas, e agradeceu as pessoas que ajudaram a denunciar o perfil e que compartilharam a informação de ser uma conta falsa.
“É fake né, isso é um perigo, é um crime, eu não sei se já foi desativado, mas já tomei as providências (…) Uma pessoa que não tem o que fazer da vida, não ter o que perder ou não se acha bonita o suficiente e precisa usar dos outros, fez um perfil falando que eu terminei meu casamento e estou a procura de um amor. Ainda colocou meus filhos no meio e isso é muito sério”, explicou ela acerca da exposição feita pela pessoa que criou o perfil.
Tavares explica como percebeu o que estava acontecendo. “Antes de ontem, 9h30, estava em casa com meu marido e começaram a chegar mensagens no meu WhatsApp de vários homens dizendo que tinham pegado meu número no Tinder, a pessoa que fez o perfil criou um texto dizendo que tinha terminado um relacionamento, e estava a procura de um grande amor”, contou.
Ela revela ter ficado assustada, e perguntou para um dos homens onde havia conseguido seu número de telefone, e só então ela compreendeu o que estava ocorrendo.
“Eu avisei que não tinha perfil lá e pedi para ele mandar uma foto, aí ele me enviou, então eu baixei o aplicativo e denunciei o meu perfil.”, conta a influencer, que criou uma conta para poder denunciar o fake, juntamente com seu marido.
Sobre as ações a serem tomadas a seguir, ela disse que sua maior preocupação é em relação às conversas ou pessoas que ele pode ter abordado direto pelo aplicativo.
“Fiquei muito assustada, e depois de entender o que estava acontecendo fui lá e postei no meu Instagram dizendo que era fake. A gente tem que ir a fundo nisso, vai saber o que fez né, usando o meu nome, usando minhas fotos”, explica.
“Sou casada há 11 anos tenho 3 filhos. Já criaram perfis fakes no Instagram e Twitter com minhas fotos, mas o caso do Tinder , acionei a polícia pra saber se o caso foi intencional e de má fé por alguém que me conhece ou me segue , acompanha nas redes para agir a fim de me atingir mesmo.”, finaliza ela, dizendo que na sexta-feira, 17, vai abrir um boletim de ocorrência acerca desta situação.
Vale lembrar que a criação de perfis falsos em redes sociais é crime, e quem o comete pode responder por falsidade ideológica, usurpação de identidade, calúnia, difamação e injúria, dentre outros crimes a depender das ações tomadas por quem está se passando por outra pessoa.