Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Macaquinha com juba é a mais nova habitante do Parque Chico Mendes; veja fotos

O Parque Ambiental Chico Mendes (PACM) recebeu na manhã desta terça-feira (14) a mais nova moradora: uma macaquinha da espécie Callimico goeldii, um sagui que, naturalmente, habita toda a região da bacia Amazônica, incluindo Peru, Bolívia, Equador e Colômbia, além do Brasil.

Os mico-de-goeldis, também chamados de mico-preto, são pequenos primatas de hábito arborícola e diurno, que se alimentam de frutos, pequenos vertebrados e insetos. As mães dão à luz apenas um filhote por vez que, após uma gestação de 160 dias, dependerão por um longo tempo dos pais, até que se tornem independentes.

Foto: Assecom

Fisicamente, são pretos, com uma pequena juba da mesma cor, pesando quase um quilo, medindo cerca de
25 cm de corpo mais 25 cm de cauda.

Infelizmente, os micos-preto são considerados vulneráveis pela Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Por isso, os zoológicos possuem importante papel na conservação das espécies, pois além do banco genético, é possível trabalhar a reprodução e reintrodução de animais na natureza, como no caso da ararinha-azul.

Foto: Assecom

O médico veterinário Tallison Filipe confirma a importância da atuação da equipe do Parque:

“Todos os animais do Parque são encaminhados pelo CETAS, através do IBAMA, após os trâmites legais. Quando chegam aqui, existe um trabalho de adaptação, incluindo a ambientação e a alimentação. Inclusive, por isso, é preciso ressaltar como é importante que os visitantes não ofereçam comida aos animais, já que isso pode prejudicar a saúde deles”.

Foto: Assecom

O Parque Ambiental Chico Mendes está aberto de terça a domingo, de 7h às 17h, e neste feriadão prolongado não será diferente. É uma excelente oportunidade de relaxar em família, entrar em contato com a natureza e, claro, conhecer a nova moradora do zoológico.

Prefeitura de Rio Branco

Sair da versão mobile