Mais de 24 mil acreanos farão, neste domingo, 5, as primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O concurso, que vale vagas em universidades por todo o país, acontece em duas etapas, sendo a última no próximo domingo, 12.
Os portões abrem às 10h, no horário do Acre, e fecham às 11h. As provas começam a ser aplicadas às 11h30 e terminam às 17h (no dia 12, o Enem se encerra mais cedo, às 16h30). É proibida a entrada nos locais de prova após o fechamento dos portões.
Neste primeiro dia, os candidatos responderão 45 questões de linguagens e outras 45 de ciências humanas, além de escreverem a redação. No próximo domingo, os inscritos farão as provas de matemática e ciências da natureza.
Leia também: Confira as principais dicas para uma redação nota mil no Enem 2023
Os candidatos só poderão sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova. O gabarito oficial será disponibilizado no dia 24 de novembro e o resultado, divulgado no dia 16 de janeiro de 2024.
Em Rio Branco, a prefeitura anunciou que haverá nove ônibus extras para reforçar o serviço nos dias de prova. Também na capital, o governo do estado vai bancar as passagens no transporte coletivo dos estudantes da rede estadual de ensino, mediante apresentação para o motorista da cópia da inscrição.
O que pode e o que não pode durante as provas
Na hora da prova, é obrigatório o uso de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Os candidatos devem portar documento de identificação válido, físico ou digital. É aconselhável levar o cartão de confirmação de inscrição, lanche e água.
Entre os itens proibidos estão óculos escuros, chapéu, caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, régua, borracha, corretivo, livros, chaves e equipamentos eletrônicos. Quem chegar aos locais de prova com esses objetos, terão os itens guardados em envelopes.