A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que 324 vagas temporárias de trabalho serão abertas no Acre em dezembro para suprir a demanda da alta nas vendas de fim de ano.
De acordo com a projeção, os maiores volumes de contratações deverão se concentrar nos ramos de hiper e supermercados e de vestuário.
“O segmento de hiper e supermercados, maior empregador do varejo, costuma se destacar no número absoluto de vagas ofertadas, enquanto as lojas de vestuário, acessórios e calçados são, historicamente, as mais positivamente afetadas pelas vendas natalinas”, explica o órgão.
Setores de utilidades domésticas e eletroeletrônicos também devem contratar funcionários extras, informa a CNC.
A cada quatro vagas criadas, três devem ser preenchidas pelas dez ocupações mais demandadas no fim do ano, entre elas vendedores, caixas, almoxarifes e armazenistas.
A previsão para o Acre é a segunda menor do Brasil, perdendo apenas para o Amapá, cuja estimativa é de 318 vagas temporárias de trabalho para dezembro.
As projeções da CNC são baseadas em aspectos sazonais das admissões e desligamentos no comércio varejista. Esses dados são registrados mensalmente através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).