Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Nascimento de bezerras marca 3ª fase do Programa de Pecuária de Leite da prefeitura

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, visitou na tarde desta terça-feira, 7, a Colônia São Bento, de propriedade do produtor rural Valdomiro Bento, localizada na região da Vila Acre, bairro Santa Maria, local que ocupa uma área de 12 hectares.

O Programa de Pecuária de Leite teve início em maio deste ano. A ação, desenvolvida pela Prefeitura de Rio Branco, já é referência no Estado, sendo um dos mais promissores para os pequenos produtores rurais da Capital acreana. Atualmente, 24 propriedades estão sendo assistidas pelos técnicos da Secretaria Municipal de Agropecuária (Seagro).

Já foram realizadas três fases do programa: o preparo de solo, análise e plantio; nutrição e sanidade animal e melhoramento Genético, a inseminação artificial em bovinos, que resultou no nascimento de três bezerras Girolando, raça genuinamente brasileira.

“Essa é uma ação para quem quer trabalhar, que é o caso do seu Valdomiro. Ele está há 8 anos trabalhando com o leite, e com a assistência técnica e o apoio da Prefeitura, já consegue ordenhar e comercializar 100 litros de leite por dia. Então, é necessário esse suporte que a gestão está dando. Estou feliz também com o nascimento das bezerras, além da mecanização agrícola em sua área. Ele já plantou dois hectares de milho, e, se Deus quiser, dentro de pouco tempo vai mostrar que mesmo tendo uma pequena propriedade se consegue um bom rendimento, ou seja, consegue ganhar dinheiro para o sustento de sua família”, enfatizou Bocalom.

Sair da versão mobile