Conhecido como uma das principais atrações turísticas do estado do Acre, o Parque Ambiental Chico Mendes vem trazendo sempre novas espécies para seus visitante. Na última semana, recebeu a mais nova moradora, a macaquinha da espécie Callimico goeldii, um pequeno sagui que habita toda a região da bacia Amazônica, incluindo Peru, Bolívia, Equador e Colômbia, além do Brasil.
Criado em 1996, o parque possui cerca de 200 animais silvestres, sendo 33 da fauna amazônica. Entre as diversas opções de bichos, os visitantes já podem conhecer a macaquinha e ainda dar sugestões de nomes para a primata, que ainda não foi batizada pela equipe.
O funcionamento do Parque Chico Mendes é de terça-feira a domingo, das 7h às 17h. A visitação é aberta para todos os públicos e totalmente gratuita.
Também chamados de mico-preto, os saguis são pequenos primatas fisicamente pretos, com uma pequena juba da mesma cor, e grandes garras nas mãos e nos pés. Vivem principalmente nas árvores e se alimentam de frutos, pequenos vertebrados e até insetos. Os saguis chegam a pesar quase um quilo, medindo cerca de 25 centímetros de corpo e mais 25 cm de cauda.
Confira as principais regras de visitação ao parque;
- Não alimente os animais;
- Respeite a vegetação, transite apenas pelos caminhos demarcados;
- Mantenha o parque limpo jogando todo o lixo nas lixeiras;
- Balões infláveis não devem ser usados, pois são confundidos com alimentos pelos animais;
- Respeite o silêncio: não usem aparelhos sonoros em alto volume;
- A entrada de animais domésticos é proibida.
- É proibido o consumo de bebidas alcoólicas;
- É proibido soltar fogos de artifício, ou explosivos perigosos ou ruidosos;
- É proibido permanecer no interior do Parque após o horário de funcionamento.
Por Walace Gomes – Estagiário em supervisão