Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeitura da Capital abre programação dos ’16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência às Mulheres’

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), iniciou nesta segunda-feira, 27, a programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Todas as Mulheres.

A ação tem como objetivo propor medidas de prevenção e combate à violência de gênero, além de ampliar os espaços de debate com a sociedade sobre o tema. A abertura aconteceu na Casa Rosa Mulher, localizada no Bairro Cidade Nova, próximo à antiga rodoviária da Capital.

Durante duas semanas e dois dias, serão realizadas atividades como rodas de conversas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Horto Florestal.

Na próxima sexta-feira 1º de dezembro, ocorrerá no Instituto Federal do Acre (IFAC), a aula inaugural do programa “Mulheres Mil”, cujo finalidade é promover a formação profissional e tecnológica articulada com aumento da escolaridade de mulheres em situação de vulnerabilidade social, especialmente das regiões Norte e Nordeste do país.

Sobre a campanha

Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma campanha anual e internacional que começa no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. No Brasil, a mobilização abrange o período de 20 de novembro a 10 de dezembro.

Foi iniciada por ativistas no Instituto de Liderança Global das Mulheres, em 1991, e continua a ser coordenada anualmente pelo Centro para Liderança Global das Mulheres. É uma estratégia de mobilização de indivíduos e organizações, em todo o mundo, para engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres e meninas.

 

Sair da versão mobile