Ramon Dino foi pela segunda vez vice-campeão do Mr.Olympia, maior campeonato de fisiculturismo do mundo, perdendo apenas para Chris Bumsted, o CBum. Vivendo o melhor momento da carreira, o acreano, astro do fisiculturismo atual, deu uma entrevista à Folha, tocando em diversos assuntos importantes, entre eles o uso de anabolizantes.
Dino reforça que o treino e esforço é sim o principal, mas que para maximizar o potencial, o uso desses medicamentos se faz necessário. “Infelizmente, a gente tem que fazer uso dos anabolizantes. Todo atleta, para chegar naquela performance, tem que ter o uso do anabolizante como ajuda”, explica ele.
Ele ainda fala sobre os perigos de se usar estes produtos sem o acompanhamento e prescrição médica adequada. “A gente sempre usa ali conforme a nossa prescrição médica, acompanhamento médico. Então, a gente anda bastante na linha, porque, querendo ou não, mexe com a nossa vida.”, fala ele sobre o uso das dos medicamentos.
Entre os principais efeitos colaterais do uso de anabolizantes estão o aumento da pressão sanguínea, tumores no fígado e pâncreas, alterações nos níveis de coagulação sanguínea e de colesterol, aumento da agressividade, além da ginecomastia, que é o desenvolvimento das mamas em homens. Leia a entrevista completa aqui.