Em pleno inverno amazônico, o Rio Acre segue impressionando com seu estado crítico de baixo nível das águas. O manancial marcou, nesta segunda-feira, 20, 1,56 metro; lembrando que o rio estava há três dias com uma estabilidade de 1,58 m. A previsão de acúmulos de chuva para novembro era de 207,1 mm e, até agora, segue abaixo de 40 milímetros, segundo dados da Defesa Civil.
‘’A semana segue em todo o Acre com previsão de chuvas frequentes e, só a partir da primeira quinzena de dezembro, teremos chuva regulares’’, afirma o coordenador da Defesa Civil no município, tenente-coronel Cláudio Falcão. Na Região Norte, os maiores acúmulos de chuva nos últimos, cinco dias, somaram valores inferiores a 60 milímetros. E com as fortes ondas de calor enfrentadas na região, os riscos de temporais aumentam.
Vale lembrar que o governo federal reconheceu, em outubro deste ano, a situação de emergência em todos os 22 municípios do Estado do Acre, devido à grande seca enfrentada em toda a região. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). O Comitê de Crise, com diversas secretarias e órgãos envolvidos, já articula estratégias de apoio aos atingidos pela seca prolongada ocasionada pelo fenômeno El Niño.
Por Walace Gomes – Estagiário em supervisão