Em razão do feriado prolongado, o Comando Geral da Polícia Militar, por meio da sua diretoria operacional, lançou a Operação Proclamação.
O objetivo principal da atividade policial é justamente intensificar a presença das forças de segurança nas regionais de todo o estado.
Neste domingo, 19, a Polícia Militar montou uma barreira de fiscalização, na antiga estrada de Porto Acre, no bairro das Placas, parte alta de Rio Branco (AC).
Vários veículos são parados para fiscalizações de rotina, como documentos e averiguações veiculares.
Em um determinado momento, um mototaxista, identificado como Francisco da Silva Rocha, de 48 anos, transitava em sua motocicleta, teria tentado escapar da fiscalização, mas a guarnição estaria em um ponto estratégico e resolveram parar o mototaxista, que apresentou certo nervosismo.
Francisco carregava um mochila nas costas e quando os policiais fizeram a busca pessoal, encontraram cinco tijolos de entorpecentes (maconha), totalizando o peso de 5,205 kg. Ao ser questionado para onde iria levar a droga, o homem preferiu permanecer em silêncio.
Diante dos fatos, o homem que não tinha passagens pela polícia recebeu voz de prisão, e foi encaminhado juntamente com o entorpecente apreendido para a Delegacia de Flagrantes (DEFLA), onde prestará depoimentos e futuramente ficará a disposição da justiça.