A Polícia Federal deu início à Operação Resquícios, uma investigação que desvenda um esquema de fraude em licitações, lavagem de dinheiro e organização criminosa nos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Porto Walter e na cidade de Pau dos Ferros-RN. A primeira parte da ação aconteceu nas primeiras horas desta terça-feira. 7.
O esquema em questão envolvia dois núcleos distintos. O primeiro era composto por agentes públicos que, de maneira indevida, direcionavam e favoreciam determinadas empresas em licitações que ocorriam em Porto Walter/AC. Enquanto isso, o segundo núcleo era empresarial e operava superfaturando o objeto das licitações, realizando lavagem de dinheiro e enviando parte dos recursos a esses agentes públicos envolvidos no esquema.
A Operação Resquícios mobilizou cerca de 40 policiais federais, responsáveis pela execução de nove mandados de busca e apreensão. Os mandados foram emitidos pela Vara Única da Justiça Federal da Subseção de Cruzeiro do Sul.
Os envolvidos no esquema poderão ser responsabilizados pelos crimes de fraude à licitação, de acordo com o artigo 337-L do Código Penal, além de lavagem de capitais, conforme previsto no artigo 1º da Lei 9.613/1998, e organização criminosa, conforme estabelecido no artigo 2º da Lei 12.850/2013.
O nome “Resquícios” dado à operação faz referência aos indícios de práticas delituosas identificadas em investigações anteriores conduzidas pela Delegacia de Polícia Federal de Cruzeiro do Sul, no Vale do Juruá.
(Com informações Ascom PF/AC)