Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Lula convida Tião Viana para sanção de lei que beneficia filhos de pessoas com hanseníase

Lula convida Tião Viana para sanção de lei que beneficia filhos de pessoas com hanseníase

O ex-governador do Acre Tião Viana (PT) foi um dos convidados de honra do presidente Lula para a solenidade de sanção de uma lei que garante pensão vitalícia de um salário mínimo a filhos separados dos pais devido ao isolamento compulsório causado pela hanseníase.

O projeto, que foi aprovado no mês passado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, é sancionado na tarde desta sexta-feira, 24, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília.

Quando senador, Viana foi autor do projeto que beneficiou com pensão vitalícia as pessoas com hanseníase que foram afastadas da sociedade durante a política de segregação desses pacientes que vigorou no Acre até 1986. Cerca de 600 recebem o benefício no estado.

Agora, a pensão vitalícia será estendida aos filhos dessas pessoas, como forma de reparar os danos causados pelo afastamento obrigatório de pais e seus descendentes diretos. Por volta de 1.500 acreanos devem ser beneficiados com um salário mínimo por mês até o fim da vida.

Nas redes sociais, o ex-governador comemorou o convite e publicou foto ao lado de Lula, tirada minutos antes da solenidade. Aparece na imagem, ainda, o filho de Viana, Virgílio.

“Um momento feliz! Lula fala sempre com o coração e nunca esquece dos humildes. Obrigado, presidente. Deus o proteja sempre”, escreveu Viana, que governou o Acre entre 2011 e 2018.

Sair da versão mobile