Nessa segunda-feira, 27, foi protocolado um Projeto de Lei (PL) denominado Programa de Controle de Infestação de Pombos, com objetivo de proteger espaços públicos de Rio Branco. A proposta é encabeçada pelos vereadores Lene Petecão (PSD) e Samir Bestene (PP).
Entre as ações previstas no PL acerca da doença dos pombos, estão a limpeza de locais públicos que contam com grande presença das aves, instalação de redes de proteção e realização de fiscalização juntamente com os órgãos competentes.
“Os pombos têm causando doenças, vítimas fatais, e esse PL tem intuito de alertar o poder público e conscientizar a população. O PL inclui fiscalização da saúde, vigilância sanitária, zoonoses, zeladoria, para ter controle maior em mercados, condomínios, escolas, centros de saúde, para controlar essa doença”, disse Bestene, durante vídeo publicado em conjunto com Lene, nas redes sociais.
A parlamentar destacou que uma campanha de conscientização da população é muito necessária no momento, para que não se alimente os pombos, tentando evitar uma provável proliferação descontrolada. “Não podemos mais ser vítimas de uma ave aparentemente comum, mas que pode ser fatal”, disse ela.
Na última quinta-feira, 28, uma senhora foi vista no Mercado do Bosque, alimentando os animais, o que causou um alvoroço entre os lojistas do local, que chegaram a discutir com a idosa.
Leia mais: Idosa que alimenta pombos no Mercado do Bosque volta ao local e bate boca com lojistas outra vez
Miriam Alves de Almeida trabalha há muito tempo no local e já reclama da falta de movimento. “Nossas vendas caíram muito nos últimos dias. Tá todo mundo com medo dessa tal doença do pombo. Às vezes, aparecem clientes, mas eles chegam, encomendam o almoço pra viagem e rapidamente vão embora”, revela ela.
Leia também: Medo da ‘doença do pombo’ afasta clientes do Mercado do Bosque e lojistas falam em prejuízo