Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Preocupações com a Recente Lesão de Vinicius Jr para as Esperanças do Brasil na Copa América?

Após uma inesperada eliminação nas quartas de final contra a Croácia na última Copa do Mundo no Catar, o desempenho da seleção brasileira continuou sem brilho nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Afligidos por desempenhos ruins e inúmeras lesões, os jogadores brasileiros conseguiram apenas 7 pontos em seis jogos. Atualmente, estão na sexta posição que leva à Copa do Mundo, mas seu desempenho surpreendentemente ruim inclui três derrotas seguidas e a primeira derrota em casa nas eliminatórias da Copa do Mundo.

Para piorar, o Brasil perdeu para os arquirrivais Argentina por 1-0 no icônico estádio Maracanã no Rio de Janeiro. Vinicius Jr foi uma das estrelas ausentes pelo Brasil nesse jogo. O ponta do Real Madrid se lesionou numa partida classificatória contra a Colômbia. Para adicionar insulto à injúria, os colombianos venceram o jogo por 2-1.

Vinicius Jr Deve Estar Pronto para a Copa América

As primeiras notícias sobre a lesão de Vinicius Jr. foram preocupantes. Ele sofreu uma lesão na coxa e a equipe médica do Real Madrid expressou possíveis complicações se o tendão distal fosse afetado. Um mês após Vinicius deixar o jogo contra a Colômbia, as notícias de seu campo soaram mais otimistas e o explosivo ala poderia retornar ao campo antes de seu retorno esperado em fevereiro. Isso é uma excelente notícia para o Brasil, que enfrentou várias lesões de jogadores importantes, e agora os fãs podem seguir a melhore casa de apostas futebol para acompanhar as crescentes probabilidades de a Seleção triunfar na Copa América.

Vini não é o único jogador ofensivo lesionado da seleção brasileira. O artilheiro da Seleção Neymar Jr teve uma devastadora lesão no ligamento e, no trecho de jogos perdidos, Richarlison e Gabriel Jesus também tiveram problemas na coxa. Enquanto Jesus e Richarlison já voltaram ao futebol marcando na Premier League e na UEFA Champions League, Vinicius e seu time Real aguardam ansiosos por seu retorno à ação.

Problemas Ofensivos para o Brasil

Olhando para a tabela das eliminatórias da Copa do Mundo, pode-se argumentar que o Brasil não tem problemas para marcar gols, já que a equipe marcou o mesmo número de gols que a líder Argentina. No entanto, os atuais campeões mundiais sofreram apenas dois gols, enquanto o Brasil recebeu sete gols em seis jogos, mais de um por partida. No entanto, se você analisar mais profundamente, as estatísticas podem ser enganosas. O Brasil marcou cinco de seus oito gols no primeiro jogo contra a Bolívia e apenas três nas partidas restantes. Para o técnico Fernando Diniz, as inúmeras lesões dos jogadores ofensivos contribuíram para algumas das piores largadas das eliminatórias da Copa do Mundo. Diniz liderou o Fluminense para vencer a Copa Libertadores, mas não teve o mesmo sucesso na seleção nacional. Vale ressaltar que Diniz tem um contrato de 12 meses, já que o Brasil pretende contratar o técnico italiano Carlo Ancelloti após o término de seu contrato com o Real Madrid para liderá-los na próxima Copa do Mundo.

Como Será o Brasil na Copa América?

A Copa América será disputada em junho de 2024 nos Estados Unidos. O Brasil, nove vezes campeão, jogará no Grupo D com Colômbia, Paraguai e o vencedor dos playoffs entre Costa Rica e Honduras. A Seleção iniciará sua campanha na Copa em 24 de junho no SoFi Stadium em Inglewood, Califórnia.

Se analisarmos as últimas partidas, o Brasil não tem muito a esperar nos Estados Unidos. No entanto, a maioria dos jogadores lesionados estará disponível para a Copa América. A maior interrogação é sobre Neymar Jr, que pode não estar pronto para jogar.

Vinicius Jr provavelmente terá mais da metade da temporada La Liga para se recuperar para o maior teste do Brasil no próximo ano. Sua velocidade e atletismo na ala esquerda são insubstituíveis. Ele abre tantas oportunidades para os atacantes brasileiros e esperamos que Gabriel Jesus, Richarlison, Rodrygo, Raphinha e Martinelli encontrem sua forma. O técnico brasileiro terá que monitorar o desempenho de suas estrelas para fazer a escalação inicial perfeita para a Copa América.

O Brasil venceu sua última Copa América em 2019 com uma convincente corrida derrotando o Peru por 3-1 na final no Rio de Janeiro. Dois anos depois, o Brasil chegou a outra final apenas para perder para a Argentina na partida final no Maracanã no Rio de Janeiro. Vinicius Jr apareceu pela primeira vez na Copa no último jogo, mas seu primeiro gol veio no ano seguinte contra o Chile. Até agora, Vini marcou três gols em 26 aparições pela seleção brasileira. Com tantas lesões de jogadores-chave, o técnico e os fãs do Brasil esperam mais de Vinicius Jr. Se outra lesão não ocorrer, ele provavelmente estará entre os onze iniciais em Los Angeles no início do torneio.

Sair da versão mobile