5 de julho de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

5 de julho de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Flamengo abafou problemas físicos de Gabigol em 2023 e revelou lesão só nove meses depois

Modus operandi determinado pelo departamento de futebol incomoda atacante e outros jogadores, que se sentem expostos diante de comunicação truncada

Da Redação por Da Redação
15/12/2023 - 16:52
Gabigol no banco contra o Palmeiras — Foto: Flamengo

Gabigol no banco contra o Palmeiras — Foto: Flamengo

Manda no zap!CompartilharTuitar

Ao longo de toda a temporada 2023, o Flamengo emitiu apenas cinco informes sobre as condições físicas de Gabigol, que alegou esta semana ter atuado boa parte do ano machucado. O jogador disse que a contusão atual se deu no Mundial de Clubes, mais precisamente no dia 11 de fevereiro, contra o Al-Ahly. Pois bem. O clube só informou sobre o problema no adutor da coxa direita em novembro, nove meses depois, quando Gabigol já era reserva e o título brasileiro uma missão bem complicada.

As declarações de Gabigol em alto e bom som ao podcast “Podpah”, depois da confirmação da temporada frustrante, ilustram, contudo, a insatisfação do camisa 10 e de outros jogadores do elenco com a forma como o departamento de futebol do Flamengo conduz esse tipo de assunto no dia a dia. Na prática, o Flamengo minimizou e abafou o desgaste do jogador ao longo dos últimos meses, ainda que o atleta jamais tenha sido forçado a jogar e sempre concordado em entrar em campo.

“Esse ano aconteceu de jogar praticamente o ano todo machucado. Machuquei meu adutor no segundo jogo do Mundial. Recuperei, mas estava em sequências de finais, era importante estar no campo, e eu não quero largar o osso. Sei que faz mal para mim, tinha que ter parado. Em fevereiro eu parei, mas Flamengo jogou Recopa, Brasileiro, foi, foi, foi…” afirmou o camisa 10.

Incômodo afetou outros atletas

Gabigol não é o primeiro a indicar, publicamente ou não, que os jogadores ficam expostos para que a direção do Flamengo não fique com a imagem negativa de que o clube tem muitas lesões. O último a viver tal situação foi o zagueiro Rodrigo Caio, que conviveu com problemas físicos por dois anos seguidos, e o Flamengo já não contava com o atleta mesmo indicando que ele estava apto para jogar.

Já houve o mesmo tipo de conduta ao longo no último ano com David Luiz. O modus operandi passa pelo departamento médico, mas, no fim das contas, se traduz em uma determinação da cúpula do futebol para o departamento de comunicação, que nos comunicados divulgados ao público costuma atenuar os problemas físicos, o que leva a uma informação pela metade e truncada.

Normalmente, o clube indica que são feitos trabalhos de recondicionamento, quando na verdade muitas vezes o atleta está também em tratamento de lesão, ainda que leve. Internamente, o departamento médico lida com o tema de maneira corriqueira, pois é natural que os atletas joguem com dor. Os próprios jogadores naturalizam esse processo. O clube, não.

“Tratei nas paradas da Data Fifa, mas não consegui estar 100%. Tinha que ter parado em algum momento ali. É tudo em consenso com médico, treinador na época, que era o Vitor Pereira, depois Sampaoli, Tite. É por desgaste, há cinco anos sou o que mais jogo. Isso desgasta e meu corpo pediu: “Calma aí um pouquinho. Foi um risco assumido, eu faço parte disso” emendou Gabi.

Recentemente, o Flamengo recuperou Arrascaeta a tempo de atuar na final da Copa do Brasil sem as condições físicas ideais. O meia conviveu por meses com uma pubalgia que o clube também tratou sem fazer tanto alarde.

Bruno Henrique, que também se recuperou de grave lesão este ano, teve recaída, física e emocional, e foi afastado para tratar os efeitos colaterais do problema no joelho, até voltar em bom nível. Na época, também se mostrou insatisfeito com o fato de o Flamengo não revelar os processos de sua recuperação, parecendo que não voltaria a atingir a sua melhor forma.

Tite ameniza desgaste

O desgaste dos atletas passou, em 2023, pela dificuldade de comunicação dos técnicos Vitor Pereira e Sampaoli. Mas mesmo os dois estrangeiros costumavam revelar, após as partidas, que alguns atletas não eram utilizados por questões físicas que o Flamengo não havia comunicado previamente. A situação passou a mudar um pouco com a chegada de Tite.

O novo comandante tem por hábito tratar os assuntos internos com a maior transparência possível, ainda mais quando isso pode gerar uma repercussão negativa para um de seus atletas. Tanto que costuma levar seus auxiliares para complementar explicações. E fez isso com a preparação física para limpar a barra de Rodrigo Caio e posteriormente de Gabigol e outros jogadores, como David Luiz e Allan. Esses comunicados aconteceram perto do fim do Brasileiro.

Sobre Gabi, o primeiro aconteceu no dia 5 de junho, quando o atacante ficou de fora da partida contra o Vasco por apresentar uma lesão no músculo quadríceps da perna esquerda. Em 11 de junho, o Flamengo informou que Gabigol foi substituído no intervalo pois estava retornando dessa lesão.

Apenas no dia 4 de novembro o Flamengo sinalizou de maneira oficial que dores apresentadas por Gabriel Barbosa levariam à realização de um exame, e que por isso ele ficaria fora da partida contra o Fortaleza, pelo Brasileiro. Eram as dores que confirmariam a lesão atual. Em 8 de novembro, o Gerente de Saúde e Alto Rendimento do Clube, Márcio Tannure, se pronunciou para comunicar o problema físico de Gabigol. Na ocasião, informou sobre a sobrecarga no tendão do músculo adutor da coxa direita, mas o Flamengo não permitiu qualquer questionamento ao profissional.

No dia 5 de dezembro, o Flamengo informou que Gabigol foi submetido a um procedimento regenerativo para reparo na lesão do tendão do adutor direito, e que por isso não foi relacionado para a última rodada do Brasileiro. O atacante já estava sem ser acionado por Tite há alguns jogos, exposto a críticas por ser o único que não tinha chance, em um momento em que o Flamengo ainda brigada pelo título do campeonato. A reportagem tentou contato com a direção do clube para buscar um posicionamento mas não houve resposta.

Fonte: Extra

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Homem suspeito de matar filho de 7 meses é encontrado morto na cela, horas após prisão

Próxima Notícia

Não houve inspeção nos cabelos de passageira no Santos Dumont, diz Infraero; cantora exclui post e rebate

Mais Notícias

Acusado de matar esposa envenenada, médico apresentou amante à mãe um mês após o crime, diz MP
1º guia gazeta

Acusado de matar esposa envenenada, médico apresentou amante à mãe um mês após o crime, diz MP

05/07/2025
Corpo de Juliana Marins será velado e cremado nesta sexta em Niterói
1º guia gazeta

Corpo de Juliana Marins será velado e cremado nesta sexta em Niterói

04/07/2025
Michelle recebe má notícia após ser chamada de “ex-garota de programa”
1º guia gazeta

Michelle recebe má notícia após ser chamada de “ex-garota de programa”

03/07/2025
Rio Branco teve diesel e gasolina mais caros do país na última semana
1º guia gazeta

Postos mantêm preço dos combustíveis, mesmo pagando menos: AGU pede investigação

03/07/2025
“Seres nojentos”, disse adolescente que matou pais para ficar com namorada
1º guia gazeta

Abraçada a ursinho, namorada de garoto que matou família choca em depoimento: “Nem chorou”

03/07/2025
Lula amplia em 30% cotas para negros e indígenas em concursos
1º guia gazeta

CNU 2: edital é retificado; confira as mudanças

03/07/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Não houve inspeção nos cabelos de passageira no Santos Dumont, diz Infraero; cantora exclui post e rebate

Não houve inspeção nos cabelos de passageira no Santos Dumont, diz Infraero; cantora exclui post e rebate

CNJ e TJAC realizam programa Caminhos Literários, para adolescentes privados de liberdade

CNJ e TJAC realizam programa Caminhos Literários, para adolescentes privados de liberdade

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre