Eu vou arriscar dizer que 2024 será o ano dos geminianos. Claro que as coisas não funcionam de forma tão simplista assim, mas com a entrada de Júpiter, o planeta da expansão e do conhecimento, em Gêmeos, a partir de maio, é o momento de os geminianos aproveitarem a bonança. Júpiter fica cerca de um ano em cada signo. Como são 12 os signos, significa que a cada 12 anos ele volta para o mesmo signo. Pense no que estava fazendo há cerca de 12 anos. Você está começando mais um ciclo de conhecimento, viagens e expansão. Mais importante: um momento de achar a sua voz no mundo. Haverá desafios, claro, mas aproveite a maré, comece a se colocar e não se esconda atrás das opiniões alheias. Uma das palavras do momento talvez seja foco. Aproveite seus múltiplos interesses e repertório e tente transformar isso em algo específico. Foque no trabalho, coloque as sementes necessárias, regue e cuide, porque uma árvore gigante começa como uma semente. Durante o primeiro semestre, sua conexão com o sagrado e a espiritualidade estarão bem fortes. Aproveite para diluir os pensamentos e ter fé.
Câncer é um signo de água, que cuida das nossas emoções. Cancerianos são sensíveis, mas podem ser muito fechados. A dureza vem como um recurso para lhe proteger da sua própria sensibilidade. Quando se fecham, os cancerianos podem guardar mágoas e ressentimentos. Isso pode ser sinal de uma certa imaturidade emocional. Pois este é justamente o ano de fortalecer a maturidade emocional. Isso acontecerá através do entendimento de seus limites e dos outros. É preciso identificar as suas responsabilidades e parar de brigar com a realidade. Não esperar dos outros aquilo que eles não podem dar vai tirar um peso das suas costas. Há uma libertação neste movimento e isso faz parte do processo de amadurecimento pessoal. Aproveite o momento para experimentar coisas novas, conhecer pessoas e se engajar em projetos diferentes. Esta pode ser uma boa hora para estudar, concluir cursos e se aprofundar no conhecimento através de mestrado ou simplesmente focando no assunto do seu interesse. Viagens, novos países e línguas podem lhe atrair mais. Este é um bom ano para realizar e materializar projetos.
Dois mil e vinte e quatro é o ano de transformar a forma como você se relaciona. Relações são feitas de pessoas distintas, que quando se encontram criam um universo que só elas conseguem entender profundamente. É preciso deixar bem estabelecidos esses três pilares na relação: o eu, o outro e a interseção. Uma das suas tarefas será administrar esses eixos. Não dá para ter consciência de tudo o tempo todo. Por isso, há certos momentos em que algumas áreas da nossa vida entram no modo piloto automático. Mas é necessário, de tempos em tempos, sair dele. Esse é o caso das questões de parcerias no seu mapa. Engloba relacionamento amoroso, sociedade… Só não deixe de se aprofundar. Os aprendizados com as questões de relacionamentos irão reverberar para todas as áreas e isso pode significar o fechamento de um ciclo para o início de outro. Mas fique tranquilo: não significa necessariamente o término de uma relação e, sim, o encerramento de determinada forma de se relacionar. A área da carreira que ganhou uma turbinada no segundo semestre de 2023 continuará voando até maio de 2024. Aproveite o embalo!
Solidificar parcerias, eliminar o excesso e ficar com a essência. O desafio de 2024 será afinar as exigências que você faz de si mesmo e dos outros. Pense que por mais que você possa fazer melhor, há que se aprender a delegar porque o dia só tem 24 horas e o lema deste ano será: “juntos somos mais fortes”. Outro ponto importante é a relação dos virginianos com a fé. Essa relação já existe, embora este seja um signo tecnicamente cético. Sempre digo que virginianos podem acreditar em algo que não possam enxergar, mas eles precisam de uma lógica. Achando a lógica deles, podem surpreender com sua relação com o sagrado. Este será um ano que pode te fazer questionar, mas também reforçará a sua fé. Aproveite até maio para ampliar seus horizontes, pensar nas suas próximas metas, viajar e estudar. Depois de maio, você viverá cerca de um ano com reais possibilidades de expandir sua carreira, prepare-se para isso. Virginianos costumam ser produtivos. Pois então, produza, mas lembre-se de que não é uma máquina, é preciso descansar. Cuide dos hábitos e da alimentação, sem neuroses.
Os eclipses costumam ficar 18 meses trabalhando dois signos opostos complementares. Em outubro de 2023, iniciamos o ciclo dos eclipses em Áries e Libra. Logo, estes serão os dois signos que mais sentirão os próximos eclipses. Isso significa que não dá para querer um ano pacato e estagnado, porque é hora de revirar e de aproveitar para transformar o que precisa ser transformado. Primeiro de tudo, desenhe uma linha imaginária no chão onde você estabelece o seu limite. Até essa linha você pode ir. A partir disso, não dá, porque significaria que você teria que deixar de ser você para agradar o outro. A forma com que você se coloca na relação está mudando e isso pode modificar a configuração das suas relações. Este ano será de transformações, e você dará alguns mergulhos profundos. A cada vez que emergir, estará diferente. Por isso, alguns ciclos podem se fechar e outros, se abrir. Se você ainda não faz terapia, está aí um bom momento para começar. A partir de maio, os mergulhos profundos darão espaço ao desejo de se expandir, viajar e estudar. Bom para tirar visto, cidadania e até programar uma mudança de país. Dois mil e vinte e quatro será bom para deixar para trás possíveis questões familiares. Hora de cortar o cordão umbilical simbólico.
Escorpião
Por mais que Escorpião seja o signo das grandes transformações, isso não significa que passe incólume às grandes movimentações da vida. O último ano e meio tirou o seu couro, e agora é hora de ver como a borboleta está nascendo desse casulo. Até maio, é hora de focar nas suas relações, parcerias e sociedades. Construir. Escorpião é um signo intenso, porém desapegado. Às vezes, fica obcecado com algo, mas, quando desencana, diz tchau com muita facilidade. O grande desafio é construir sem ter medo de perder o controle. Pois este é um momento de criar relações sólidas. Não necessariamente amorosas, mas de todos os tipos. No segundo semestre, a palavra será regeneração. A busca da verdade profunda que é tão cara para Escorpião o fará regenerar pela milésima vez. As transformações poderão acontecer na área da casa, família. Hora de cuidar da intimidade e das emoções. Pode ser que você queira mudar de casa ou mudá-la um pouco, o fato é que a casa de fora na verdade é um símbolo da casa de dentro. Não guarde mágoas. Aproveite para fazer o faxinão nas relações familiares. Normalmente, dói, mas também cura. Haverá um desconforto necessário para que você possa sentir-se em casa.
Sagitário
Será um ano com desafios para os sagitarianos. Nada que tire o entusiasmo característico, mas esses desafios são uma espécie de choque de realidade para sair da fantasia para a vida real. Eles nos ajudam a concretizar, crescer e amadurecer. Talvez, uma das palavras mais importantes para os sagitarianos em 2024 seja amadurecimento. Crescer exige esforço, mas é assim que conseguimos realizar. Até maio, aproveite para cuidar da rotina e da alimentação. Cultive bons hábitos e aproveite para colocar tudo em ordem. Na área da família, aprenda a colocar limites e a entender o limite dos outros. Lembre-se de quem você é e de onde veio, que será mais fácil entender onde quer chegar. A partir de maio, Júpiter, regente de Sagitário, entra em Gêmeos. Sagitarianos terão a oportunidade de aprender a ser flexíveis e adaptáveis, características necessárias a este signo que tende a ser mais radical e dono da verdade. Júpiter ficará em Gêmeos até 2025 e ajudará a simplificar as complexidades sagitarianas. É hora de sair dos livros e das teorias e partir para as soluções possíveis da vida real.
Capricórnio
É oficial: 2024 é o ano em que Plutão sai de Capricórnio. Plutão é o planeta mais lento, o que fica mais tempo em cada signo. Ele está em Capricórnio desde 2008, transformando profundamente a vida dos capricornianos. Mas, em 2024, Plutão entrará de vez em Aquário para remexer os aquarianos. De certa forma, é um alívio. Mas, se não houvesse todo esse processo de transformação, você não seria capaz de enxergar tudo o que está vendo agora. Olhe para os seus últimos anos e faça um balanço. Há uma certa tranquilidade que vem depois dessa renovação profunda. Na área das finanças, muitas coisas podem mudar. Aproveite a oportunidade de pensar em novas formas de ganhar dinheiro. A partir de maio, seu entusiasmo e vigor podem estar mais exacerbados. Aproveite para cuidar de você e usar sua criatividade. Se filhos estiverem nos seus planos, é um bom momento. Lembrando que filho pode ser um filho de fato ou um projeto que queira “parir”. O desafio será se tornar mais flexível e menos duro. As regras são importantes, mas um pouco de malemolência pode ajudar a resolver o que precisa ser resolvido.
Fonte: O Globo