O Acre registrou um aumento significativo nas fugas de pessoas privadas de liberdade no sistema prisional de todo o estado, em 2023. Dos 28 detentos que fugiram ao longo do ano, apenas 14 foram recapturados, segundo dados informados pelo Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).
Vale lembrar que, em 2023, houve cinco registros de fuga nas penitenciárias do estado, na qual pelo menos 50 detentos tentaram fugir, sendo alguns, considerados de alta periculosidade. As tentativas foram registradas entre os meses de abril e outubro, nos presídios: Antônio Amaro, em Rio Branco; Complexo Penitenciário Francisco de Oliveira Conde (FOC), na capital; Manoel Nery, em Cruzeiro do Sul; Moacir Prado, em Tarauacá e Unidade Penitenciária UP4, “Papudinha”, em Rio Branco.
As denúncias sobre a localização dos detentos foragidos podem ser feitas através do 190, número de telefone da Polícia Militar. Também podem ser acionado em casos de necessidade ou socorro rápido. As ligações são gratuitas e a central funciona 24 horas.
Por Walace Gomes – Estagiário em supervisão