Segundo levantamento sobre vendas do varejo no Acre, pelo terceiro mês seguido, o estado apresentou queda nesse setor. Para os especialistas consultados, a avaliação de 2023 não é considerada boa, sobretudo, para os empreendedores.
No comércio varejista, foi registrado, no mês de setembro, 0,8% de queda, e em outubro, a queda foi de 1,2%. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entretanto, mesmo com as quedas, o acumulado de janeiro a outubro, no estado, soma um aumento de 4,8%.
Inflação reduzida
Mesmo com as baixas vendas alcançadas para o período, a taxa de inflação no Acre (3,65%) é inferior a nacional (3,75%).
O setor de alimentação e bebidas segue com o maior peso, com 23,25% e, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, ainda apresentou deflação, fenômeno em que os preços de produtos e serviços apresentam baixa.
O setor de alimentação/bebidas e o setor dos transportes, representam cerca de 47% da inflação acreana, visto que houve um aumento das passagens aéreas. Lembrando que, em outubro, os grupos de transportes, alimentação/bebidas e habitação foram os vilões da inflação.
Por Walace Gomes – Estagiário em supervisão