A acreana Ana Luiza Prado, de 26 anos, participou do 1° Encontro Nacional do “Tamo Junto Unicef 2023” (#tmjunicef), na última sexta-feira, 8, em Brasília, sendo a representante do Acre na defesa dos direitos ambientais e de como isso afeta, sobretudo, as minorias. Ao todo, 20 estados foram representados nos dois dias de evento.
Ana explica que o #tmjUNICEF convoca os voluntários de todo o país que se engajam no combate aos impactos das mudanças climáticas, e como isso afeta a saúde mental de crianças e adolescentes, focando no combate as fake news. O objetivo é realizar ações coletivas que possam trazer a melhoria da problemática.
Os participantes vivenciam diversas formações online e presenciais em torno da educação climática, criam conteúdos para mídias sociais, como vídeos e podcasts. E para engajar suas ações, o compartilhamento é feito através da hashtag #EntreNoClimaUNICEF em datas preestabelecidas.
Inscrição do “Tamo Junto Unicef 2024”
Para se voluntariar durante um ano, os jovens brasileiros de 16 a 24 anos podem acessar o edital do processo seletivo, que será lançado no primeiro semestre de 2024. É necessário apenas que o participante tenha acesso à internet. O tempo estimado é entre 10 e 15 minutos, para responder 30 perguntas.
Por Walace Gomes – Estagiário em supervisão