Três escolas da rede pública de ensino de Rio Branco estão recebendo, de maneira itinerante, exposições do artista plástico Darci Seles, que ja teve exposições na Áustria, China, França, no Museu do Louvre, Peru e Tailândia durante todo o mês de dezembro, através do projeto Bate-Papo com o Artista.
O projeto que Seles participa consegue aproximar as artes plásticas ao público, que muitas vezes não tem acesso a este tipo de expressão artística. A primeira etapa da exposição foi realizada na Escola Professora Clícia Gadelha, juntamente com rodas de conversas, no dia 6 deste mês. A segunda parada foi na escola Professor Pedro Martinello, no dia 9, e vai terminar na escola Frei Pelegrino de Lima, nesta quarta-feira, 13.
De acordo com o artista, essa visita às escolas é muito importante para divulgar o trabalho dos locais, assim como alcançar o público jovem, num processo de democratizar o acesso à cultura. Ao menos 900 estudantes devem ter a oportunidade de participar do projeto e ver as exposições.
As obras de Seles têm como principal enfoque os animais e plantas amazônicas, assim como os povos que vivem junto à floresta. Entre as obras dele é possível encontrar pinturas em tela, painéis, restaurações de obras de arte, esculturas, ilustração de livros e cartilhas, cenários para teatros e shows.