Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Atlética de Educação Física Bacharelado vence o Orjia 2023 da Ufac

Os jogos universitários da Universidade Federal do Acre (Ufac), conhecidos como Orjia (Organização dos Jogos Inter Atléticas), terminaram neste mês de dezembro. Quem se consagrou como a grande campeã de 2023 foi a Atlética Robusta, do curso de Bacharelado em Educação Física, que levou pela primeira vez o título.

A atlética existe desde 2018, quando se separou do curso de Licenciatura em Educação Física e da Atlética Adrenalina, onde, em conjunto, haviam vencido o Orjia de 2016. 

Paulo Henrique Lopes é um dos representantes da Robusta e contou um pouco sobre a trajetória da atlética. “Antes a Atlética de Educação Física era uma só: Adrenalina, juntava o bacharel e a licenciatura e jogava tudo, inclusive, essa atlética enquanto eram juntas foi campeã do Orjia de 2016. Em 2018, por conta de conflitos internos e pela vontade de ter uma imagem própria, criamos a Robusta, a Atlética de Educação Física Bacharelado e a Adrenalina ficou só para a licenciatura” explicou o atleta.

“Desde então, viemos crescendo, sendo sempre competitivos no futsal. Em 2018, na primeira participação da atlética no Orjia já fomos campeões dessa modalidade, inclusive. Com o passar dos anos, fomos buscando e treinando novos atletas, evoluindo mais e mais e agora finalmente alcançamos nosso objetivo maior”, destacou, endossando o caminho até o pódio.

As modalidades nas quais a atlética campeã conquistou medalhas foram as seguintes:

Futsal masculino – 1° lugar 

Futsal feminino – 1° lugar 

Basquete masculino – 2° lugar 

Basquete feminino – 2° lugar 

Fifa masculino – 3° lugar 

Fifa feminino – 2° lugar 

Vôlei de praia masculino – 1° lugar 

Vôlei indoor masculino – 1° lugar 

Handebol masculino – 2° lugar

Freefire – 1° lugar

Curiosidades

Como curiosidade para quem se interessou pelos campeões, o mascote da Atlética Robusta é um urso, pois o curso de Bacharelado em Educação Física foi fechado por um período, pelo Ministério da Educação, e passou por uma espécie de “hibernação”, antes de retornar para a Ufac, se assemelhando aos ursos.

O Orjia já se tornou tradicional no calendário de eventos da Ufac, mesmo que seja recente, tendo começado em 2015, é sempre aguardado pela comunidade discente do campus, tanto pelas competições esportivas quanto por suas festas de abertura e encerramento. 

As atléticas campeãs até esta edição são: Blecaute, da Engenharia Elétrica e Devastadora, de Nutrição, com duas vitórias cada; Fúria da Economia e Contabilidade; Adrenalina representando a Educação Física Licenciatura e, agora, a Robusta, da Educação Física Bacharelado, com um título para cada uma delas.

Sair da versão mobile