Em 2023, foram diagnosticados, no Acre, 257 casos novos de HIV em 17 cidades. Apenas Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus e Xapuri não tiveram novas notificações do vírus, segundo o Núcleo Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).
Vale lembrar que Santa Rosa do Purus não registra novos casos desde 2018. Já em Xapuri, houve apenas oito notificações, entre os anos de 2018 a 2020. Isso não significa, no entanto, que não tenha havido infecções pelo vírus nas cidades citadas, em 2023.
Foi celebrado nesta sexta-feira, 1º, o Dia Internacional de Luta contra o HIV e a Aids. Ao longo do mês, serão realizadas ações de conscientização em todo o Estado, com foco na prevenção e tratamento do HIV/Aids, destacando a importância dos cuidados com a saúde. Ressalta-se ser totalmente possível ter qualidade de vida após o diagnóstico.
Junto da decoração natalina, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), em alusão ao “Dezembro Vermelho e Laranja”, terá uma iluminação especial de conscientização. Com a iniciativa, o órgão pretende ampliar a visibilidade das campanhas e ações de combate à Aids, outras doenças sexualmente transmissíveis e ao câncer de pele.
Por Walace Gomes – Estagiário em supervisão