A cobertura vacinal da primeira dose da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) registrou alta de 11,6% no Acre em 2023, informou, nesta quinta-feira, 21, o Ministério da Saúde. Neste ano, 82,1% do público-alvo foi alcançado no estado, contra 70,5% no ano passado.
O Acre também notificou crescimento de 10,6% nas aplicações da vacina de poliomielite, com taxas saltando de 49,6%, em 2022, para 60,2%, em 2023.
O governo federal informou que os dados divulgados são preliminares e correspondem ao período de janeiro a outubro de 2023, comparados com todo o ano de 2022.
A nível nacional, houve aumento na cobertura vacinal de oito imunizantes do calendário infantil, como as vacinas contra a hepatite A, poliomielite, pneumocócica, meningocócica, DTP (difteria, tétano e coqueluche) e tríplice viral 1ª dose e 2ª dose, além de febre amarela.
“O avanço é fruto do planejamento multiestratégico adotado pelo Ministério da Saúde desde o início da gestão – com o lançamento do Movimento Nacional pela Vacinação, a adoção do microplanejamento, o repasse de mais de R$ 151 milhões para ações regionais nos estados e municípios e o lançamento do programa Saúde com Ciência”, comunicou o MS.